A Europa vai ao Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz

 
 
No passado dia 23 de abril, nas instalações do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, no concelho de Grândola, o CIED - Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral, promoveu sessão de informação «A Europa vai à Escola» a 13 alunos do ensino secundário, do Centro Escolar daquele estabelecimento prisional. A sessão teve como plano corresponder aos seguintes objetivos:
Conhecer as funções do Parlamento Europeu;
Conhecer a forma de eleição dos seus membros;
Conhecer a composição do Parlamento Europeu;
Compreender a formas de funcionamento do Parlamento Europeu;
Compreender a relação do Parlamento europeu com o Cidadão europeu.
 
Pretendeu-se com a sessão mostrar aos alunos a importância do Parlamento Europeu, enquanto Órgão da União Europeia  e a importância da cidadania participativa. Assim existiram vários momentos de diálogo, perguntas e repostas de forma a discutir e refletir sobre a importância de uma cidadania ativa e informada sobre a dinâmica das instituições europeias, chamando-se à atenção sobre as eleições de 2019. 
 

Comemorações do Dia da Europa no Alentejo Central e Litoral

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral irá celebrar o dia da europa junto dos alunos do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade, em Redondo (Alentejo Central), e junto dos alunos do 3º ciclo da Escola Vasco da Gama, em Sines (Alentejo Litoral).
 
Estas celebrações irão contará com uma exposição de trabalho dos alunos sobre os vários países da União Europeia, um jogo “bingo” sobre a União Europeia e ainda sessões sobre a União Europeia e a sua importância no nosso dia-a-dia.
 
O objetivo é promover a cidadania europeia junto da comunidade escolar e celebrar este dia tão importante para todos nós.
 

Alentejo Mini Maker Faire 2019

 
O CIED Alentejo Central e Litoral irá participar na Feira "Alentejo Mini Maker Faire" através da exposição de informação sobre a União Europeia. 
 
A Alentejo Mini Maker Faire resulta num encontro de pessoas fascinantes e curiosas que gostam de aprender e partilhar o que fazem. De engenheiros a artistas, de cientistas a artesãos, a Maker Faire é um local para esses "makers" mostrarem os passatempos, experiências e projetos.
 
O CIED estará presente para mostrar a estes makers quais os apoios que a União Europeia tem para estes projetos.
 
No mesmo espaço, e organizado pelo CIED Alentejo Central e Litoral, os participantes do evento poderão contar também com um jogo dedicado ao tema das Eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam já no dia 26 de maio.
 
Para entrar na feira é necessário bilhete (gratuito) que pode adquirir aqui: https://bit.ly/2VY9SfD
 

Seminário para Jornalistas sobre as Eleições do Parlamento Europeu 2019

 
A 3 de abril, pelas 14:00 horas, no Auditório da Casa de Estremoz, irá acontecer um Seminário para Jornalistas do Alentejo Central e Alto Alentejo, sobre as Eleições Europeias 2019, organizado em conjunto pelo CIED Alentejo Central e Litoral, CIED Alto Alentejo e Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.
Do programa destacamos os seguintes temas e intervenientes:
- 14:00 horas - Abertura
Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo - Politécnico de Portalegre
Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral - ADRAL
- 14:15 horas - O Parlamento Europeu para Jornalistas
Teresa Coutinho, Assessora de Imprensa do Parlamento Europeu
- 15:00 horas - A Comissão Europeia para Jornalistas
Rita Fortunato Baptista, Assessora de Imprensa da Comissão Europeia em Portugal
- 15:45 horas - Coffee Break
- 16:00 horas - As Eleições Europeias: O processo eleitoral
Representante da Comissão Nacional de Eleições
 
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e até ao dia 29 de março.

Diálogo com os Cidadãos em Évora

 
 
O CIED Alentejo Central e Litoral, em parceria com o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora, organizou no passado dia 22 de março, a sessão “Diálogo com os Cidadãos – Eleições do Parlamento Europeu”.
 
A sessão teve início com uma mesa de abertura que contou com as intervenções de José Calixto Presidente do Conselho de Administração da ADRAL e do Professor Miguel Rocha de Sousa, Diretor do Departamento de Economia, como representante da Universidade de Évora.
 
De seguida foi feita uma breve apresentação do CIED Alentejo Central e Litoral, a cargo da Dra Alexandra Correia, e do Centro de Documentação Europeia pela Professora Elsa Vaz. 
 
Posteriormente, cada um dos representantes dos partidos com assento parlamentar (José Gusmão, em representação da Eurodeputada Marisa Matias - BE; Lídia Pereira, em representação do Eurodeputado Paulo Rangel - PSD; António Marinho e Pinto - PDR; Alma Rivera, em representação do Eurodeputado João Ferreira - CDU; Luís Pedro Mota Soares, em representação do Eurodeputado Nuno Melo - CDS; e, Carlos Zorrinho - PS) dialogou com os participantes por forma a mostrar a importância de votar nas próximas eleições de 26 de maio. 
 
Foi ainda dado espaço para o debate, onde os participantes apresentaram algumas opiniões e questões sobre vários temas, como por exemplo o artigo 13, o ambiente e o crescimento económico, os valores da abstenção e a emigração.
 
Por fim, a sessão foi finalizada com um Alentejo de Honra e uma discussão informal sobre os temas apresentados. 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.