O MAR - Um Universo de Recursos em Sines

 

O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral convida-o(a) a estar presente, no colóquio «O MAR – Um Universo de Uecursos»: Reforçar a Economia do Mar na Estratégia de Especialização Inteligente do Alentejo, a realizar no próximo dia 8 de novembro, pelas 15:00h, na Sala Multiusos do Sinestecnopolo, em Sines.

O ciclo «O MAR - Um Universo de Recursos» é uma iniciativa a desenvolver em 2019, através da organização de 3 colóquios a organizar pelo Centro de Informação Europe Direct - Alentejo Central e Litoral em parceria com os CIED –Área Metropolitana de Lisboa e o CIED – Oeste e Lezíria do Tejo. 

 

2.ª edição da prova "Correr pela Europa"

 
A 2.ª edição da prova "Correr pela Europa" vai ter lugar no dia 21 de setembro, no Parque Central, em V. N. de Santo André, para assinalar o Dia Europeu Sem Carros.
 
Depois do sucesso da 1.ª edição, o Europe Direct Alentejo Central e Litoral volta a associar-se à Junta de Freguesia de Santo André na coorganização deste circuito de 10 km (5 voltas de 2 Km) e de uma caminhada de 5 kms pela ciclovia, que é novidade este ano. 
 
A Decisões & Soluções e os Kotas mantêm-se como parceiros essenciais na organização desta iniciativa.
 
Antes do evento principal, vai decorrer um aquecimento surpresa cujos pormenores ainda não podemos desvendar. Fique atento.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do link https://www.acorrer.pt/eventos/info/2366. A prova “Correr pela Europa” espera pela sua presença. Participe!
 
 

CESE dedica Prémio para a Sociedade Civil de 2019 à emancipação das mulheres e à luta pela igualdade

 
O Comité Económico e Social Europeu (CESE) anuncia a abertura das candidaturas para o seu Prémio para a Sociedade Civil de 2019. O prémio, que este ano tem como tema «Mais mulheres na sociedade e na economia europeias», recompensará iniciativas e projetos inovadores que lutem pela igualdade de oportunidades e de tratamento entre mulheres e homens em todas as esferas da vida económica e social.
 
O Prémio CESE para a Sociedade Civil está aberto a todas as organizações da sociedade civil, registadas oficialmente na União Europeia, que operem a nível local, regional, nacional ou europeu. São igualmente aceites candidaturas de cidadãos a título individual. Só as iniciativas ou projetos já executados ou em curso são elegíveis.
 
O prémio, no valor de 50 mil euros, será partilhado por um máximo de cinco vencedores. O prazo para a apresentação das candidaturas é dia 6 de setembro de 2019, às 10 horas, e a cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 12 de dezembro de 2019, em Bruxelas. 
A lista completa dos requisitos e o formulário de candidatura em linha estão disponíveis no sítio Web do CESE: https://www.eesc.europa.eu/en/agenda/our-events/events/2019-eesc-civil-society-prize.

DG Régio - Alentejo Entrepreneurship Safari

 

O Alentejo Entrepreneurship Safari decorreu no passado dia 17 de julho, iniciando a sua rota em Évora e finalizando em Sines. O objetivo do evento foi a visita a várias estruturas e projetos financiados através de fundos europeus na região do Alentejo Central e Litoral. O Safari iniciou-se nas instalações da CCDR Alentejo, passando pela visita à incubadora da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, depois o NERE – Núcleo de Empresários da Região de Évora, PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, CAME – Centro de Acolhimento de Pequenas e Médias Empresas de Montemor o Novo, e por fim o Sines Tecnopolo. Em todos os espaços de apoio empresarial foram apresentadas empresas que usufruíram de financiamento por parte da União Europeia para o desenvolvimento e evolução dos seus negócios, como foi o caso da EasyAim, Arrow4D e a WheyonIce. O evento terminou num momento de networking, junto à Praia Vasco da Gama, em Sines.

 

Acordo Comercial entre UE-MERCOSUL

 
A União Europeia e o Mercosul chegaram a um acordo político com vista a um acordo comercial ambicioso, equilibrado e abrangente. O novo quadro comercial — que faz parte de um acordo de associação mais vasto entre as duas regiões — irá consolidar uma parceria estratégica ao nível político e económico e criar importantes oportunidades de crescimento sustentável para ambas as partes, respeitando o ambiente e preservando os interesses dos consumidores e dos setores económicos sensíveis da UE. 
 
O acordo inter-regional UE-Mercosul eliminará a maioria dos direitos aduaneiros sobre as exportações da UE para o Mercosul, tornando as empresas da UE mais competitivas ao poupar 4 mil milhões de EUR de direitos por ano.
•         No que diz respeito aos setores industriais da UE, tal contribuirá para impulsionar as exportações de produtos da UE que, até à data, têm sido sujeitos a direitos elevados e, por vezes, proibitivos. Estes incluem veículos automóveis (35 %), componentes automóveis (14-18 %), máquinas (14-20 %), produtos químicos (até 18 %), produtos farmacêuticos (até 14 %), vestuário e calçado (35 %) ou tecidos de malha (26 %).
•         O setor agroalimentar da UE beneficiará de uma redução dos direitos aduaneiros elevados aplicáveis aos produtos de exportação da UE, designadamente os chocolates e os produtos de confeitaria (20 %), os vinhos (27 %), as bebidas espirituosas (20 a 35 %) e os refrigerantes (20 a 35 %). O acordo proporcionará igualmente acesso com isenção de direitos sujeitos a contingentes pautais para os laticínios da UE (atualmente 28 %), nomeadamente os queijos.
 
O acordo irá criar novas oportunidades de negócio no Mercosul para as empresas da UE que vendem ao abrigo da contratação pública e para os prestadores de serviços nos setores das tecnologias da informação, das telecomunicações e dos transportes, entre outros. Irá simplificar os controlos nas fronteiras, reduzir a burocracia e limitar a utilização das taxas à exportação pelos países do Mercosul. As pequenas empresas de ambos os lados irão igualmente ser beneficiadas graças a uma nova plataforma em linha que proporciona um acesso fácil a todas as informações pertinentes.
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.