Colóquio «O MAR – um universo de recursos»: a valorização dos recursos naturais da reserva natural da lagoa de Santo André e da Sancha

Convidamos a população em geral a estar presente, no colóquio O MAR – um universo de recursos: a valorização dos recursos naturais da reserva natural da lagoa de Santo André e da Sancha, a 29 de janeiro,  em Vila Nova de Santo André, pelas 14h30, na biblioteca Manuel José do Tojal. O evento contará com as entidades parceiras do presente ciclo de eventos, o Município de Santiago do Cacém, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

O ciclo «O MAR - Um Universo de Recursos»:

é uma iniciativa a desenvolver em 2019, através da organização de 3 colóquios a organizar pelo Centro de Informação Europe Direct - Alentejo Central e Litoral em parceria com os CIED –Área Metropolitana de Lisboa e o CIED – Oeste e Lezíria do Tejo.

 O colóquio – a valorização dos recursos naturais da reserva natural da lagoa de Santo André e da Sancha, será inserido no âmbito do festival da enguia de Vila Nova de Santo André (de 25 de janeiro a 3 de fevereiro): www.cm-santiagocacem.pt/evento/agenda-cultural-do-mes-de-janeiro/

 

«O mar um universo de recursos»

Nos passados meses de novembro e dezembro de 2018, o CIED – Alentejo Central e Litoral participou no ciclo de colóquios «O Mar um Universo de Recursos» organizado pelo CIED –Área Metropolitana de Lisboa em parceria com este CIED –Alentejo Central e Litoral e o CIED – Oeste e Lezíria do Tejo.  No âmbito desta parceria foram realizados 3 colóquios dedicados a aspetos específicos de atividades da nossa costa: o ambiente, o Surf enquanto atividade económica e o turismo desenvolvido pela náutica de recreio.

No dia 15 de novembro, pelas 15 horas decorreu no auditório da biblioteca do campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova – Monte da Caparica, o colóquio dedicado ao ambiente. O evento contou com a participação dos oradores Dr. Miguel Henriques, Biólogo do parque marinho Professor Luiz Saldanha e Dra. Lia Vasconcelos, Professora do Departamento de Ciências e Engenharias do Ambiente da FCT e Investigadora MARE – Centro do Mar e Ambiente. Os oradores convidados apresentaram o processo de desenvolvimento da zona de reserva do parque marinho Prof. Luiz Saldanha – Arrábida no contexto do seu ecossistema marinho e socioeconómico.

O colóquio: «o surf enquanto atividade económica», decorreu no dia 5 de dezembro de 2018, na Ericeira Business Factory, pelas 15 horas. Este encontro contou com a presença do Dr. João Costa Professor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPL, que abordou questões relativas à sustentabilidade da utilização das praias no contexto da exploração económica das escolas de Surf e as necessidades de regulamentação que se têm sentido em Peniche. E com o orador convidado Kalu Oliveira agente económico, do Alentejo Litoral, na área do surf que explicou a forma como tem evoluído toda a sua área de atividade económica em volta da cultura e prática do Surf sustentável.

A última iniciativa decorreu no auditório da biblioteca da Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, a 7 de dezembro de 2018, pelas 15 horas e teve como oradores convidados o Professor António Santos, dinamizador do Centro de Formação Desportiva de Atividades Náuticas de Setúbal e Engenheiro Joaquim Parrinha agente económico da náutica e recreio da zona de Sines. Esta iniciativa promoveu o debate entre docentes e alunos de forma a refletir o quanto os jovens estão afastados destas práticas desportivas e o acesso à formação enquanto forma de vencer essa problemática de contexto atual. Apontando-se a naútica de recreio como uma atividade potenciadora do elevado nível turistíco da costa portuguesa.

Estes eventos permitiram divulgar a atuação e prioridades da U.E em relação à sustentabilidade ambiental e ao desenvolvimento regional do litoral português. Para o ano de 2019 o ciclo de conferências «o mar um universo de recursos» será organizado pelo CIED – Alentejo Central e Litoral, no Alentejo Litoral, em parceria com o CIED – Oeste e Lezíria do Tejo e o CIED – Área Metropolitana de Lisboa. 

2ª Edição DiscoverEU

A Comissão Europeia lança o segundo concurso DiscoverEU. Até 11 de dezembro (12:00 CET), os jovens com 18 anos podem candidatar-se a um passe de viagem para descobrir a Europa no próximo verão.

Este segundo concurso sucede ao êxito do primeiro, que deu a 15 000 jovens a oportunidade de viajar em toda a Europa entre julho e outubro de 2018. Muitos deles participaram nos eventos realizados durante o Ano Europeu do Património Cultural.

 
Quem pode candidatar-se e como?
Todos os cidadãos nascidos na UE entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2000 poderão inscrever-se neste segundo concurso.
Os interessados em participar podem fazê-lo no Portal Europeu da Juventude onde terão de registar-se e comunicar os seus planos de viagem. Os candidatos serão selecionados com base nas respostas dadas a cinco respostas múltiplas relacionadas com a cultura e a diversidade europeias, com as iniciativas da UE destinadas aos jovens, com as próximas eleições para o Parlamento Europeu, além de uma pergunta adicional sobre um tópico relacionado com esta segunda ronda.
 
Os candidatos escolhidos poderão viajar entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019, de 1 a 30 dias.
 
Para esta ronda, a Comissão incentiva especialmente as pessoas com necessidades especiais ou que enfrentam desafios sociais. Para as pessoas com necessidades especiais, a Comissão disponibilizará informação e soluções práticas e cobrirá os custos necessários de assistência especial (por exemplo, um acompanhante ou um cão-guia para participantes invisuais, etc.).
 
 
 

Encontro de Empresários e Empreendedores 2018

 
 
O CIED Alentejo Central e Litoral convida-o a estar presente no Encontro de Empresários e Empreendedores que se irá realizar no próximo dia 24 de novembro de 2018, com inicio pelas 14:30 horas, no pavilhão de feiras e exposições, em Santiago do Cacém, onde serão tratados temas relevantes para a vida de Micro, Pequenas e Médias Empresas.
 
A agenda do dia contará também com a apresentação de projetos de interesse empresarial, com a partilha de experiências empresariais e com a possibilidade de realizar breves sessões de consultoria sobre variadas temáticas (Fiscalidade, Legislação Comercial, Internacionalização, Marketing, Tecnologias e Programas de Financiamento).
 
Inscrições em: bit.ly/2zjSIiZ
 

Volta de Apoio ao Emprego 2018 em Santiago do Cacém

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral está a organizar, em parceria com o Município de Santiago do Cacém e a Rede EURES, a Volta de Apoio ao Emprego na Europa 2018. 
 
Este evento nasce de uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct, visando sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.
 
No próximo dia 23 de novembro, pelas 14:00h, no pavilhão de feiras e exposições de Santiago do Cacém, iremos contar com a divulgação de oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder àquela que é a principal preocupação dos cidadãos: o desemprego.
 
Serão apresentadas soluções para melhoria da empregabilidade, através de formação profissional, estágios ou experiência internacional de voluntariado, sugestões sobre como aumentar a probabilidade de sucesso de uma candidatura e formas de aceder a quase 1,5 milhões de vagas de emprego disponíveis a nível europeu.
 
No final do evento irá ainda ser realizado algumas simulações de entrevistas de emprego, para que os participantes possam melhorar o seu desempenho e potenciar as suas oportunidades no mercado de trabalho.
 
O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição (http://www.vae.pt/santiago-do-cacem/).
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.