Prémio LUX: os realizadores dos filmes finalistas revelam a sua fonte de inspiração

Clio Barnard, Valeria Golino e Felix van Groeningen são os três realizadores dos filmes que se encontram na corrida ao Prémio LUX, um galardão atribuído pelo Parlamento Europeu para celebrar o melhor do cinema europeu. Conheça as fontes de inspiração destes três realizadores enquanto os eurodeputados escolhem o vencedor do Prémio LUX 2013.
Clio Barnard, The Selfish Giant
Inspiração: “Conheci um rapaz chamado Matty que vivia em The Arbor, uma rua em Bradford. O filme baseia-se nele e na sua relação com o seu melhor amigo. Li o The Selfish Giant aos meus filhos quando eram pequenos e sempre quis fazer uma versão contemporânea e realista desta história.”
O desafio: “A história mostra-nos quão perigoso é excluir crianças, tudo o que se perde quando não se podem expressar, quando o seu valor não é reconhecido. Matty e o seu amigo eram crianças na margem de uma comunidade já por si marginalizada, por isso já sabia quem seriam as crianças, mas tive dificuldades em perceber quem poderia ser o gigante.”
Valeria Golino, Miele
Inspiração: “Li o livro A nome tuo de Mauro Covacich há três anos. Achei-o um livro impressionante. Muito contemporâneo, doloroso e provocador, com uma personagem feminina italiana única.”
Desafio: “Como actriz, para dar o salto e realizar um filme, teria que o fazer por algo que fosse muito difícil. A morte e a decisão de acabar com a tua vida …Queria fazer algo sem ideologias, sem certezas.”
Felix van Groeningen, The Broken Circle Breakdown
Inspiração: “Quando assisti à peça pela primeira vez, pensei que era realmente fantástico. Todos os elementos funcionavam perfeitamente, e no conjunto alcançavam uma grande grandeza. Um casal perde um filho. Como vão este homem e esta mulher lidar com a dor?”
O desafio: "Queria fazer o melhor filme possível e tive que fazer escolhas muito difíceis”.

Para mais informações, consulte: europarl.europa.eu/news/pt

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.