Inquéritos à sociedade civil sobre a criação de uma Casa europeia para a sociedade civil

A Direcção Geral da Comunicação da Comissão Europeia promove a realização de estudo sobre a criação de uma "Casa europeia para a sociedade civil".
Na União Europeia, apenas pouco mais de um terço dos mais de 30.000 inquiridos pensam que estão bem informados sobre os seus direitos, de acordo com um inquérito recente. A confiança na União Europeia tem vindo a decrescer gradualmente ao longo dos últimos anos, apesar de, globalmente, ainda ser superior à confiança dos cidadãos nos seus governos nacionais. Globalmente, os cidadãos sentem-se desligados das instituições europeias e sentem que pouco têm a dizer no processo de tomada de decisão da UE.
No entanto, e por outro lado, os cidadãos parecem esperar bastante da UE, por exemplo, relativamente a acções efectivas para lidar com os efeitos da crise económica. Neste contexto, a UE tem procurado formas de melhorar o empenho do público nos assuntos europeus e aumentar a sua participação na elaboração de políticas europeias. As organizações da sociedade civil desempenham um papel fundamental neste esforço, fornecendo a ligação entre os cidadãos e as instituições europeias.
Como parte do estudo sobre a necessidade de uma Casa Europeia da Sociedade Civil e da forma que esta poderia tomar, a Comissão Europeia lançou dois inquéritos para avaliar o que pensam os cidadãos e a sociedade civil sobre as iniciativas atuais e o que pretendem relativamente a esta questão no futuro.
Os inquéritos são constituídos, na sua maior parte, por perguntas de resposta múltipla e não devem levar mais do que 5 a 10 minutos a preencher. Quando terminar, poderá clicar no botão "Submit" no final da última página. Responda por favor até ao dia 12 de Janeiro de 2014. Todas as respostas permanecerão estritamente confidenciais.

Para responder aos inquéritos visite a página ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20131223_inquerito_sociedade_civil_pt.htm

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.