Curtas EU&ME no Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora

 
Entre 10 e 15 de Setembro, o FIKE 2019 festival internacional de curtas metragens de Évora é por 5 dias um festival de cinema na rua, na praça 1 de Maio, junto ao Mercado Municipal. A 16:ª edição do FIKE recebeu 3 centenas de filmes a concurso, de todos os pontos do mundo, cinema independente e de autor, nas categorias de ficção, documentário e animação, mas só 40 curtas metragens foram apuradas para a selecção oficial em competição. 
Durante 5 dias são exibidos filmes curtos que, na opinião dos programadores, retratam um questionamento social que atravessa o mundo, com muitos filmes a fazerem o reconhecimento da africanidade do mundo, mostrando realidades e ficções de territórios tão diversos como a Colômbia ou a Austrália, com o cinema a fazer primeiro que a Europa a descolonização do mundo pela arte. Também podem ser vistas muitas ficções, animações e documentários em Português, uma oportunidade para ver filmes premiados em festivais pela Europa e filmes em estreia absoluta para o público.  
A par da competição, o programa paralelo do FIKE, estreia-se numa nova sala, a Igreja de São Vicente com o programa Conversa com os realizadores, sempre às 18h- No dia 11 o filme Da terra ao céu, um filme da PédeXumbo, Pedro Grenha e Rui Cacilhas, um filme sobre cultura e tradição oral no Alentejo, 12 de Setembro o filme Viver de Rui Fernandes e Hugo Miguel Coelho, que resultou de um processo de trabalho junto da APPACDM de Évora com a participação na música pelo Dj Sims, dia 13 é exibido o filme UMA, um filme de Carlos Gomes, Fran López Reyes, uma história, um documentário sobre 43 km corridos na areia da praia ao longo do Oceano Atlântico. A finalizar a programação na Igreja de São Vicente, dia 13 às 23h30 acontece o Cine Concerto do Charlie Mancini com música para filmes clássicos do cinema mudo. 
Ainda no programa do festival de cinema na rua pode assistir ao activismo de guerrilha visual por Paredes em Carne Viva de José Coimbra e Tiago Guimarães, Os Prefixos da Ética dia 10 às 23h30 ao vivo junto ao Mercado Municipal e dia 13 às 21h no CUBO, uma sala de projecção para filmes em mostra do Programa da Comissão Europeia em Portugal EU&ME, sobre a liberdade e igualdade de oportunidades na União Europeia e para a mostra de filmes da formação em cinema Documentário DocNomads filmados e realizados em Évora no último inverno.
A finalizar o festival o concerto e performance Visual –Xesy, com Luís Luz e Filipe Rebelo, às 23:30 do dia 14, antecipam o anúncio dos vencedores do FIKE no dia 15.
O FIKE é uma organização da SOIR Joaquim António d’Aguiar e da Câmara Municipal de Évora com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da CIMAC e um projecto em desenvolvimento no programa europeu CHEBEC. Acontece entre 10 e 15 de Setembro, na Praça 1 de Maio, no Mercado Municipal, em Évora, de entrada livre, das 18h00 às 24h00.
 

(Re)Enamore-se pela Europa – 14 de fevereiro

O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, em parceria com a Associação Académica da Universidade de Évora, realizou uma ação com vista à promoção das Eleições Europeias 2014 em Portugal, no dia 14 de fevereiro, na sede da Associação Académica da Universidade de Évora.

A ação decorreu no espaço da sede da Associação Académica e consistiu numa Mesa Redonda intitulada “As Eleições Europeias de 2014 e o contributo da União Europeia para o modelo de desenvolvimento nacional e regional”, que contou com a presença de Carlos Medeiros, membro Team Europa, de Elsa Vaz, diretora do Centro de Documentação Europeia e docente na Universidade de Évora, de Luís Pardal, Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora e moderação de Paulo Piçarra, representante do Diário do Sul.
Esta foi uma iniciativa que aconteceu a nível nacional, organizada pelos 19 Centros de Informação Europe Direct, conjuntamente com o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal e a Representação da Comissão Europeia, e teve como objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância da sua participação nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, nomeadamente, os que votarão pela primeira vez nas próximas eleições europeias.
No seguimento da parceria com a Associação Académica da Universidade de Évora, foi assinado o acordo de colaboração entre a Associação, representada pelo Presidente Luís Pardal e a ADRAL, entidade de acolhimento do CIED, representada pelo Diretor Geral, Luís Cavaco.

Sessão de divulgação Erasmus+

Realizou-se no passado dia 29 de janeiro, no Fórum Eugénio de Almeida, uma sessão de divulgação do novo programa Erasmus+, que vem substituir os programas anteriores, como é o caso do Erasmus, Comenius, Leonardo da Vinci, Grundtvig, entre outros.
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, em colaboração com a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Nacional PROALV, promoveu uma sessão de divulgação do novo programa Erasmus+, programa de mobilidade para a educação, formação, juventude e desporto, contando com a presença de cerca de 140 pessoas.
Esta iniciativa teve como objetivo divulgar e dar apoio nas candidaturas ao novo programa Erasmus+.
Deu-se início aos trabalhos com uma nota de abertura pelo Assessor da Secretária Geral da Fundação Eugénio de Almeida, Henrique Sim-Sim, seguindo-se uma apresentação geral do Erasmus+, pela Dra. Ana Rita Ribeiro, da Agência Nacional PROALV. A sessão continuou com a distribuição dos presentes pelos quatro grupos de trabalho, divididos por áreas de educação: Educação Escolar, Ensino Superior, Educação de Adultos e Formação Profissional. Estas reuniões setoriais foram dinamizadas pelos representantes da Agência Nacional PROALV, Ana Rita Ribeiro, Rui Gato, Isabel Gradil e Manuel Fernandes, que trabalharam as questões específicas de cada área de intervenção educativa, no que diz respeito ao processo de candidatura ao programa.

Para mais informação visite a página da Agência Nacional PROALV www.proalv.pt

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.