Dia Mundial em Memória das Vitimas da Estrada

Foto: Gare

No próximo domingo, 15 de Novembro, será assinalado o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada. Há 10 anos que este Dia é celebrado como Dia Mundial, oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). 
 
A celebração desta data, assinalada anualmente no 3.º domingo de Novembro, é importante na medida em que pretende relembrar a memória daqueles que perderam a vida ou a saúde na estrada, por circunstâncias perfeitamente abjetas, por comportamentos menos próprios na estrada lhes tiraram a vida, pelo que é importante refletir sobre esta temática, de forma a prevenir tamanho drama. Presta também homenagem às equipas de emergência, à polícia e aos profissionais médicos que diariamente lidam com as consequências traumáticas da sinistralidade.
 
Esta celebração significa um reconhecimento, por parte dos Estados e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes de acidentes rodoviários.
 
O Dia da Memória responde, assim, à intensa necessidade sentida pelas vítimas e seus entes queridos de verem a sua perda e a sua dor publicamente reconhecidas. É já comemorado um pouco por todo o mundo e o número de países onde é celebrado tem vindo a aumentar a cada ano. 
 
Este ano a cerimónia nacional do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada terá lugar em Évora, no próximo domingo, a partir das 9h30 com a realização de Missa na Sé de Évora.
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.