A partir de hoje, use o IBAN

O NIB (Número de Identificação Bancária) deixou de existir, esta segunda-feira 1 de fevereiro, nas operações bancárias e como identificador de contas bancárias. Passará a ser utilizado o IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) que identifica o número de conta à ordem de um cliente num contexto internacional, validando o país, o banco e a conta do beneficiário.
 
O IBAN é composto pelos 21 dígitos que constavam no NIB precedidos do código do país, no nosso caso, PT50. 
 
Já usado nas transferências entre contas de países diferentes, irá agora servir também para as operações nacionais, vai permitir por exemplo, a quem trabalha no estrangeiro, receber o vencimento na sua conta domiciliada em Portugal ou pagar a luz, água ou gás de uma residência no estrangeiro indicando a conta domiciliada em Portugal.
 
Quem tem autorizações para débitos diretos em conta não necessita de se deslocar ao banco para substituir o NIB pelo IBAN. As entidades bancárias procederão à conversão automática, de acordo com indicação do Banco de Portugal.
 
O IBAN pode ser consultado numa caixa Multibanco, no homebanking ou ao balcão do banco, sendo que também estão mencionados nos extratos bancários ou nas cadernetas.
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.