Maximizar investimento privado na infraestrutura europeia de transportes

 
A Comissão Europeia lança uma forma nova e inovadora de financiar projetos de infraestruturas de transportes na Europa. O convite à apresentação de propostas procurará combinar mil milhões de euros de subvenções (Mecanismo Interligar a Europa - Transportes) com financiamento proveniente de instituições financeiras públicas, do setor privado, ou, pela primeira vez, do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, que está no coração do Plano de Investimento para a Europa e constitui uma prioridade absoluta da Comissão Juncker.
 
Esta combinação inédita de fundos contribuirá para alcançar o duplo objetivo de promover o investimento para financiar modernizações de infraestruturas de transportes inovadoras e sustentáveis, apoiando simultaneamente os postos de trabalho necessários à sua consecução. O convite à apresentação de propostas contribui para a aplicação da Estratégia Europeia de Mobilidade Hipocarbónica no âmbito da União da Energia, e apoia igualmente investimentos em «transportes sustentáveis» com vista às próximas iniciativas de mobilidade rodoviária que serão lançadas no decorrer do ano.
 
Pela primeira vez, o presente convite à apresentação de propostas no quadro do Mecanismo Interligar a Europa (MIE) exigirá a combinação das subvenções com o financiamento do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), do Banco Europeu de Investimento, dos bancos de fomento nacionais ou dos investidores do setor privado. Para beneficiar do apoio do Mecanismo Interligar a Europa, os candidatos serão convidados a demonstrar a disponibilidade financeira dos projetos para obterem financiamento complementar de instituições financeiras públicas ou privadas.
 
Os projetos selecionados devem contribuir para transportes sem descontinuidades, inteligentes e sustentáveis no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes. Será dada especial atenção a projetos vocacionados para a eliminação de estrangulamentos, que apoiem ligações transfronteiriças e acelerem a digitalização dos transportes, especialmente em domínios de elevado potencial e em nichos de mercado como nos países do Fundo de Coesão, sistemas de transportes sustentáveis e eficientes e no fomento da intermodalidade e da interoperabilidade da rede de transportes. incluindo novas tecnologias e novos sistemas de gestão do tráfego como, por exemplo, o Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário, os Sistemas Inteligentes para o Transporte Rodoviário ou o Programa de Investigação sobre a Gestão do Tráfego Aéreo no Céu Único Europeu .
 
O apoio será concedido por concurso, na sequência de uma avaliação e de um processo de seleção rigorosos. O convite terá dois prazos para a apresentação de propostas, o primeiro em 14 de julho de 2017 e o segundo em 30 de novembro de 2017.
 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.