Comissão distingue Mulheres Inovadoras da UE 2017

 
Numa cerimónia em Bruxelas por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Comissário europeu Carlos Moedas e o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Mairead McGuinness, anunciaram as quatro empreendedoras de excelência vencedoras do Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2017, financiado pelo Programa Horizonte 2020. 
Este Prémio foi atribuído no ano passado à portuguesa Susana Sargento, que esteve presente na cerimónia e falou sobre a sua experiência. Recorde-se que a ideia desta portuguesa premiada em 2016 transforma os veículos em pontos de acesso Wi-fi e cria redes móveis à escala das cidades que recolhem terabytes de dados urbanos.
 
As vencedoras do Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2017 são:
1.º Prémio (100 000 euros) para Michela Magas, de nacionalidade croata/britânica, fundadora do Stromatolite, um laboratório de design da inovação no Reino Unido com um estúdio na Suécia e dedicado à construção de uma nova geração de instrumentos para a incubação e criatividade tecnológica.
2.º Prémio (50 000 euros) para Petra Wadström da Suécia, fundadora da Solvatten, que produz um purificador portátil de água e um aquecedor para que funciona com energia solar.
3.º Prémio (30 000 euros) para Claudia Gärtner, da Alemanha, fundadora da microfluidic ChipShop, que disponibiliza sistemas lab-on-a-chip como soluções miniaturizadas para um melhor diagnóstico.
 
O Prémio Inovadoras em Ascensão, uma nova categoria introduzida este ano com uma recompensa no valor de 20 000 euros e que reconhece a excelência de mulheres empreendedoras de idade igual ou inferior a 30 anos, foi atribuído a:
Kristina Tsvetanova, da Bulgária, Diretora Executiva e cofundadora da empresa austríaca BLITAB Technology, que produziu o primeiro tablet para utilizadores invisuais, chamada BLITAB.
 
As vencedoras financiaram ou cofinanciaram recentemente uma empresa bem-sucedida com base nas suas ideias inovadoras e todas receberam no passado financiamento da UE para a investigação e a inovação. As laureadas foram selecionadas por um júri de alto nível de peritos independentes (dos domínios empresarial, do capital de risco, do empreendedorismo e dos meios académicos) no seguimento de um convite aberto à apresentação de propostas no outono de 2016.
 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.