Comissão apoia mobilidade dos jovens na Europa

 
A Comissão Europeia apresentou hoje uma iniciativa ao abrigo do programa Erasmus + que aumenta o apoio da aprendizagem e da mobilidade dos jovens europeus. Com o título «Move2Learn, Learn2Move», permitirá a pelo menos 5 mil jovens cidadãos viajar para outro país da UE de uma forma sustentável – individualmente ou em conjunto com a sua turma de escola. Esta iniciativa única, ligada ao 30.º aniversário do programa Erasmus, coaduna-se com duas prioridades centrais da Comissão: renovar o apoio à juventude europeia e facilitar a mobilidade dos cidadãos da UE, particularmente uma mobilidade de baixas emissões.
 
A iniciativa Move2Learn, Learn2Move baseia-se numa ideia apresentada pelo Parlamento Europeu em 2016. Será implementada através da eTwinning, a maior rede de professores do mundo. Parte integrante de Erasmus+, permite aos professores e alunos em toda a Europa desenvolver projetos em conjunto através de uma plataforma em linha.
 
Tibor Navracsics, Comissário responsável pela Educação, a Cultura, a Juventude e o Desporto, afirmou: «Baseando-se no êxito da eTwinning, esta iniciativa permitirá que os jovens descubram e experienciem em primeira mão diferentes países e culturas em toda a Europa. Por ocasião do 30.º aniversário do programa Erasmus, este será mais um exemplo desta história de sucesso da UE em que as pessoas se aproximam umas das outras, ajudando-as as criar esse sentimento do que é ser europeu.»
 
A iniciativa estará aberta a todas as turmas escolares com alunos de idade igual ou superior a 16 anos que participem na plataforma eTwinning. São convidadas a indicar se desejam ser abrangidas pelo sorteio de bilhetes de viagem gratuitos que serão atribuídos aos melhores projetos de eTwinning em cada país participante. A inclusão social será um critério importante na seleção dos melhores projetos. Uma vez escolhidos os vencedores, as viagens poderão ter lugar de agosto de 2017 até dezembro de 2018, numa data à sua discrição. Os alunos podem viajar ou em grupo, inseridos numa viagem de estudo, ou individualmente, consoante a decisão tomada pelos pais e professores.
 
Todos os modos de transporte, operadores e linhas podem ser selecionados, tendo em conta critérios de sustentabilidade, os pontos de partida e de destino dos alunos participantes. Alguns operadores estão a apoiar a iniciativa através da oferta de um desconto especial aos participantes. Estes operadores são: Aegean Airlines, Air Dolomiti, ALSA Grupo, Azores Airlines, Brussels Airlines, Comboios de Portugal, Croatia Airlines, Deutsche Bahn, Hahn Air, Iberia Express, Interrail, Luxair, Naviera Armas, Olibus, SNCF, Transferoviar Calatori, Trenitalia, Vueling e Westbahn.
 
A Comissão encoraja outros operadores a aderir à iniciativa.
 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.