Como a Política de Coesão da UE pode ajudar as regiões com baixos rendimentos e com baixo crescimento

 
Num relatório publicado sobre as regiões mais atrasadas da UE em termos de crescimento ou de riqueza, a CE identifica caminhos claros para apoiar estratégias de crescimento regional, com o apoio dos fundos da UE.
 
O relatório avalia o que apoia ou dificulta a competitividade dessas regiões e a razão pela qual ainda não atingiram os níveis esperados pela UE em termos de crescimento e de rendimento. Mais importante ainda, o relatório identifica as necessidades de investimento das regiões, nomeadamente, capital humano, inovação, qualidade das instituições, melhor acessibilidade, bem como os instrumentos disponíveis no âmbito da Política de Coesão da UE que lhes podem dar apoio no seu futuro.
 
47 regiões de oito Estados-Membros foram cuidadosamente analisadas e classificadas como «regiões com baixo crescimento», com um PIB per capita que pode atingir 90 % da média da UE, mas com uma persistente falta de crescimento, ou «regiões de baixos rendimentos», onde o PIB per capita está a aumentar, mas ainda é inferior a 50 % da média da UE. Essas regiões são habitadas por 83 milhões de habitantes, ou seja, 1/6 dos residentes da UE. O primeiro grupo está concentrado sobretudo no sul da Europa, ao passo que o segundo está concentrado no leste do continente.
 
O relatório constitui mais uma prova de que as políticas de desenvolvimento só podem alcançar todos os seus resultados se o ambiente for favorável ao investimento e se forem levadas a cabo por administrações sólidas, de uma forma transparente, responsável e eficaz.
 
As prioridades devem ser a criação de ambientes empresariais mais flexíveis, com menos burocracia, tempo e custos envolvidos na criação de novas empresas e na gestão das PME existentes, aumentando a eficiência, a transparência e a responsabilidade das administrações e dos serviços públicos, e modernizando os contratos públicos com procedimentos digitais.
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.