Dia Europeu Natura 2000

 
O que começou por ser uma iniciativa das bases, através de um projeto LIFE financiado pela UE em Espanha, torna-se agora um dia europeu oficial. 
 
Em 2017 já se realizarão por toda a Europa centenas de eventos locais e de atividades em rede para assinalar este dia especial para a natureza.
 
Com a proclamação do Dia Europeu Natura 2000, a Comissão Europeia cumpriu o seu primeiro compromisso expresso no recente plano de ação para a natureza, as pessoas e a economia, adotado em 27 de abril na sequência de uma avaliação exaustiva das Diretivas Aves e Habitats. Um dos quatro domínios prioritários do plano reside numa melhor comunicação e em ações de sensibilização que envolvam os cidadãos, as partes interessadas e as comunidades.
 
No dia 21 de maio, assistiu-se também ao lançamento da próxima ronda do Prémio Europeu Natura 2000. Trata-se de outra iniciativa da Comissão, destinada a recompensar a excelência na gestão e na promoção da rede, bem como a sensibilizar para a Natura 2000 e para os seus benefícios em prol dos cidadãos europeus. Os vencedores das seis categorias do prémio serão anunciados no Dia Europeu Natura 2000 do próximo ano.
 
Além de conservar o património natural da Europa, a rede contribui para uma percentagem do PIB da UE entre 1,7 e 2,5 %, através do fornecimento de serviços ecossistémicos como o armazenamento de carbono, a depuração das águas, a polinização e o turismo.
 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.