A UE celebra os 30 anos do seu programa de intercâmbios no estrangeiro «Erasmus»

 
O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani presidem às comemorações do 30.º aniversário do programa Erasmus, que decorrem no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Para assinalar a efeméride, a Comissão está também a lançar uma nova aplicação móvel Erasmus+. Destinada aos estudantes, formandos e participantes em intercâmbios de jovens, a aplicação dará aos jovens uma experiência mais fácil do Erasmus+.
 
O Presidente Jean-Claude Juncker declarou: «Cada euro que investimos no programa Erasmus+ é um investimento no futuro — no futuro de um jovem e da nossa ideia de Europa. Não posso imaginar nada que mereça mais o nosso investimento do que estes líderes de amanhã. No momento em que celebramos as 9 milhões de pessoas participantes, temos de fazer tudo para sermos 9 vezes mais ambiciosos com o futuro do programa Erasmus+.»
 
Para um programa que irá apoiar mais de 4 milhões de pessoas, permitindo-lhes estudar, receber formação e fazer voluntariado no estrangeiro entre 2014 e 2020, a aplicação móvel Erasmus+ representa um progresso importante. Servirá de orientação para os estudantes, os formandos e os jovens em toda a sua experiência Erasmus+. Isso ajudará a tornar o programa mais inclusivo e acessível a todos. A Comissão está fortemente empenhada em construir o futuro do Erasmus+ para além de 2020, juntamente com a geração Erasmus, para reforçar o programa e assegurar que chega a um leque ainda mais vasto de jovens.
 
A aplicação móvel Erasmus+ permitirá aos participantes:
Acompanhar facilmente os seus progressos nas diversas etapas administrativas antes, durante e após a sua estada no estrangeiro. Através da aplicação, os estudantes terão também a possibilidade de acordar e assinar os seus acordos de estudos em linha, tanto com as universidades de envio como de receção;
Partilhar e votar nas suas sugestões preferidas para ajudar outros estudantes a integrarem-se na comunidade local; e
Melhorar as suas competências linguísticas através de uma ligação direta à plataforma de apoio linguístico em linha do Erasmus +, que oferece cursos orientados em linha e aconselhamento em linha interativo.
A primeira versão da aplicação já está disponível para iOS e Android. Novas características e atualizações constantes serão brevemente alargadas a outros grupos de participantes Erasmus+, garantindo que a aplicação também abrange as futuras necessidades da geração Erasmus+.
 
Desde o início do Programa Erasmus em 1987, 9 milhões de pessoas beneficiaram de um intercâmbio no estrangeiro. A celebração em Estrasburgo verá os Presidentes do Parlamento Europeu e da Comissão atribuírem um prémio simbólico ao «9.º milionésimo participante Erasmus+» a 33 representantes da geração Erasmus+, um de cada um dos países europeus participantes. A cerimónia de entrega dos prémios será seguida de debates sobre o futuro do programa Erasmus+ após 2020, envolvendo jovens, participantes no Erasmus+ e organizações, ONG, membros do Parlamento Europeu, e atuais e antigos membros da Comissão Europeia — incluindo os que contribuíram para a criação do programa Erasmus inicial.
 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.