Uma primavera europeia? Eurobarómetro revela otimismo crescente

 
Um ano após o referendo no Reino Unido, uma maioria crescente dos cidadãos da UE está otimista quanto ao futuro da União Europeia.
 
Também o número de europeus que se mostra otimista quanto ao estado da sua economia nacional está próximo da maioria. A confiança na União Europeia está a aumentar, tendo atingido o seu nível mais elevado desde 2010, ao passo que o apoio ao euro regista os melhores resultados desde 2004. Por último, em 11 países não pertencentes à UE, a maioria dos inquiridos, auscultados pela primeira vez, afirma ter uma opinião positiva sobre a UE. Estes são alguns dos principais resultados do último inquérito Eurobarómetro Standard publicado, juntamente com o inquérito Flash Eurobarómetro que contém opiniões recolhidas no exterior da UE sobre o futuro da Europa (Future of Europe – Views from outside the EU).
 
Tal como nos dois anteriores inquéritos da primavera e do outono de 2016, os níveis de confiança nos parlamentos nacionais e nos governos também aumentaram para 36 % e 37 % respetivamente, mas continuam a ser inferiores aos níveis de confiança na UE.
 
40 % dos cidadãos europeus têm uma imagem positiva da UE (+5 pontos desde o outono de 2016), tendo o número de inquiridos com uma imagem positiva aumentado em 24 Estados-Membros, sobretudo em França (40 %, +11 pontos), na Dinamarca (42 %, +10) e no Luxemburgo (57 %, +10).
 
Por último, 68 % dos cidadãos europeus sentem que são cidadãos da UE – o nível mais elevado jamais alcançado relativamente a este indicador. 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.