Comissão lança Prémio Horizonte em Inovação Social de 2 milhões de euros

 
A Comissão Europeia apresentouo Prémio Horizonte em Inovação Social para melhorar a mobilidade de cidadãos mais idosos.
 
O prémio tem um orçamento de 2 milhões de euros e é financiado pelo Horizonte 2020, o Programa de Investigação e Inovação da União Europeia. Serão atribuídos um primeiro prémio de 1 milhão de euros e quatro segundos prémios, de 250 000 euros cada, às soluções de mobilidade mais inovadoras que permitam aos cidadãos mais idosos continuar a participar em atividades sociais e manter a sua autonomia e a idade de forma saudável.
 
Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, lançou o concurso na conferência "Novas Perspetivas para a Inovação Social", em Lisboa. O Comissário Moedas disse: «Em 2060, quase um terço da população da União Europeia vai ter mais de 65 anos. Este valor é quase o dobro da atual. Não temos alternativa senão inovar agora para atender às crescentes necessidades dos cidadãos mais idosos, especialmente à necessidade de melhor mobilidade. Desenhar e criar soluções de mobilidade vai permitir novas oportunidades para inovadores e empreendedores sociais.»
 
A Comissão está à procura de soluções que possam ser replicadas e adaptadas e que promovam a criatividade da base para o topo, ao unir inovadores e organizações da sociedade civil e dos setores público e privado. Os projetos vencedores terão de combinar componentes tecnológicas, sociais e comportamentais e terão de ser implementadas por um período de, pelo menos, cinco meses durante o período do concurso. Os concorrentes terão liberdade total na abordagem para criar as soluções.
As submissões serão aceites até 28 de fevereiro de 2019 e podem candidatar-se todas as entidades estabelecidas na UE ou em países associados ao Horizonte 2020. O prémio será entregue no segundo trimestre de 2019.
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.