CE lança o Observatório e Fórum da UE para a Tecnologia de Blockchain

 
A Comissão lançou o Observatório e Fórum da UE para a Tecnologia de Cadeia de Blocos com o apoio do Parlamento Europeu, representado por Jakob Von Weizsäcker, responsável pelo recente relatório sobre moedas virtuais.
O Observatório e Fórum da UE para a Tecnologia de Cadeia de Blocos salientará os principais desenvolvimentos da tecnologia de cadeia de blocos, promoverá os atores europeus e reforçará o compromisso europeu com várias partes interessadas envolvidas em atividades neste setor.
As tecnologias de cadeia de blocos, que armazenam blocos de informação que são distribuídos em toda a rede, são vistas como um importante desenvolvimento tecnológico, uma vez que permitem elevados níveis de rastreabilidade e segurança nas transações em linha. Estas tecnologias deverão ter impacto no setor dos serviços digitais e transformar os modelos empresariais numa vasta gama de domínios, como os cuidados de saúde, seguros, finanças, energia, logística, gestão dos direitos de propriedade intelectual ou serviços públicos.
A Comissão Europeia tem vindo a financiar, desde 2013, projetos de tecnologia de cadeia de blocos através dos Programas de Investigação da União Europeia: 7.º PQ e Horizonte 2020. Até 2020, vai financiar, com até 340 milhões de euros, projetos que se possam apoiar na tecnologia de cadeia de blocos.
Incentivar os governos, a indústria e os cidadãos europeus a beneficiar das oportunidades oferecidas pela tecnologia de cadeia de blocos
Os inovadores e empresários europeus já oferecem soluções baseadas na tecnologia de cadeia de blocos. Os principais intervenientes nos setores tradicionais, como os bancos, seguros, bolsas de valores, logística ou empresas, participam em projetos piloto. Muitos Estados-Membros anunciaram iniciativas que procuram reforçar a sua utilização da tecnologia de cadeia de blocos.
A Comissão Europeia deseja reforçar as iniciativas existentes a fim de garantir que estas tecnologias podem ser utilizadas além-fronteiras, consolidar competências especializadas e abordar os problemas criados pelos novos paradigmas potenciados pela tecnologia de cadeia de blocos (por exemplo, desintermediação, confiança, segurança e rastreabilidade desde a conceção).
O Observatório e Fórum da UE para a Tecnologia de Cadeia de Blocos desempenhará um papel ativo no sentido de ajudar a Europa a aproveitar as novas oportunidades oferecidas por esta tecnologia, a fim de criar competências e assumir uma posição de liderança neste domínio. Fará a recolha de informações, o acompanhamento e análise de tendências, abordará desafios e explorará o potencial socioeconómico da tecnologia de cadeia de blocos. Irá permitir a cooperação transfronteiriça em casos práticos, reunindo os melhores peritos europeus e promovendo um fórum aberto para técnicos, inovadores, cidadãos, indústria, autoridades públicas, autoridades reguladoras e de supervisão e outras partes interessadas na tecnologia de cadeia de blocos, a fim de debater e desenvolver novas ideias, aprender, participar e contribuir de uma forma aberta.
 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.