Bem-vinda, Croácia! A adesão

A Croácia é o 28.º país a aderir à UE. A cerimónia oficial decorreu em Zagrebe, em 30 de Junho, tendo as comemorações prosseguido pela noite dentro.
Há 20 anos apenas, a Croácia, que fazia parte da ex-Jugoslávia, lutava pela sua independência. Dez anos mais tarde, apresentava um pedido de adesão à UE. Hoje, passa a fazer parte, com outros 27 países, de uma união política e económica criada em 1958.
O caminho para a adesão à UE
Antes de aderir à UE, a Croácia teve de alinhar grande parte da sua legislação e procedimentos administrativos pelos da UE. Procedeu, por exemplo, a uma profunda reforma do sistema judicial e alterou a Constituição para garantir a independência do Ministério Público. O governo criou também um organismo para combater a corrupção.
O país teve ainda de realizar outras reformas, nomeadamente para fixar limites para as emissões de gases com efeito de estufa e para adaptar as normas em matéria de segurança dos alimentos.
A Croácia em poucas palavras
A Croácia é um pequeno país, com quase 4,5 milhões de habitantes, que faz fronteira com a Bósnia e Herzegovina, a Eslovénia, a Hungria, o Montenegro e a Sérvia. Possui mais de 1200 ilhas, incluindo ilhéus, das quais apenas 48 são habitadas o ano inteiro. A moeda actual é a kuna, mas a Croácia adoptará o euro logo que cumpra os critérios previstos em matéria de estabilidade dos preços, finanças públicas e estabilidade da taxa de câmbio. 

 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.