Fundo Europeu de Defesa lança novos projetos de investigação pan-europeus

 
O Fundo Europeu de Defesa continua a sua ação com um novo conjunto de projetos de investigação no domínio da defesa financiados pela UE. O Fundo, lançado pelo Presidente Juncker em junho de 2017, é o catalisador para uma indústria europeia da defesa forte, reforça a capacidade de defesa e cria novas parcerias transfronteiras.
 
O projeto Ocean2020 apoia a vigilância marítima e as missões de interdição no mar e, para este efeito, integrará veículos aéreos e submarinos não tripulados em operações navais. As informações obtidas serão combinadas com as dos sistemas convencionais para que os comandantes militares disponham de uma imagem completa do evoluir das situações.
 
O projeto será gerido por um consórcio liderado pela empresa Leonardo S.p.A, que reúne 42 parceiros de 15 países da UE. O projeto receberá uma subvenção de cerca de 35 milhões de euros. Em 2019, o projeto irá levar a cabo dois exercícios em condições reais — um nos Países Bálticos, liderado pela marinha sueca, e outro no Mediterrâneo, liderado pela marinha italiana.
 
Três outros projetos destinados a melhorar o equipamento dos soldados receberam subvenções entre 1 e 3 milhões de euros:
ACAMSII: irá desenvolver camuflagem adaptativa para proteger os soldados dos sensores que operam em várias gamas de comprimentos de onda;
Gossra: irá melhorar a compatibilidade dos elementos de sistemas complexos (p. ex., sensores ou óculos digitais) usados por soldados;
Vestlife: procura desenvolver fatos blindados ultraleves para os soldados de infantaria.
 
O anúncio em apoio destes projetos de investigação no domínio da defesa surge no dia da abertura da Conferência de Segurança de Munique, em que o Presidente Juncker apresentará novas iniciativas para promover uma Europa mais forte em termos de segurança e defesa. O Presidente far-se-á acompanhar do Vice-Presidente Frans Timmermans, da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão, e dos Comissários Johannes Hahn, Elżbieta Bieńkowska e Julian King.
 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.