Lituânia assume Presidência do Conselho da UE

Lituânia assume a Presidência do Conselho da UE após a conclusão do acordo sobre o quadro financeiro da União para os próximos sete anos.
Credibilidade, crescimento e abertura são as prioridades da Presidência lituana durante o segundo semestre de 2013. Será agora mais fácil realizar progressos em cada um destes domínios, após a conclusão de um acordo entre os dirigentes nacionais sobre o quadro financeiro da UE para o período de 2014-2020.
A Lituânia comprometeu-se em desempenhar o papel de «mediador» na condução do processo de decisão da UE durante os próximos seis meses. Muitas das decisões que serão tomadas têm por objectivo ajudar a Europa a sair da actual recessão económica.
Sendo um dos países europeus mais bem-sucedidos no combate à crise, a Lituânia está provavelmente em boa posição para ajudar a UE a relançar o crescimento. Após um período de forte declínio em 2009, quando o PIB registou uma quebra de cerca de 15 %, a Lituânia retomou o crescimento em 2010. Em 2013, deverá ser uma das economias mais bem-sucedidas da UE.
Se o orçamento de 960 mil milhões de euros for aprovado pelo Parlamento Europeu, a Lituânia deverá preparar a adopção de cerca de 70 actos legislativos de forma a que os fundos da UE possam continuar a financiar projectos e actividades em domínios que vão da investigação à reabilitação regional.
O programa da Lituânia para os próximos seis meses está sintetizado no slogan «Uma Europa credível, aberta e em crescimento». 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.