Blue Invest leva duas empresas portuguesas a Bruxelas

 
O Blue Invest 2018 acontece amanhã, em Bruxelas, entre as 08h45 e as 15h30 (hora de Bruxelas), e conta com a participação das empresas portuguesas Bitcliq e Aquaponics Iberia. 
 
A Bitcliq é responsável por uma plataforma de block-chain que usa megadados e inteligência artificial no percurso do mar até ao prato, enquanto a Aquaponics Iberia usa tecnologia de ponta para a aquaponia (um ecossistema simbiótico para a criação de peixes e flora).
 
O Blue Invest é organizado pela Comissão Europeia e pretende ser o ponto de partida para a formação de parcerias na área da economia azul à escala europeia, ao reunir centenas de start-ups, empresários e investidores num mesmo espaço. O Comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, disse: «A experiência demonstra que, conectar a start-up certa ao investidor mais adequado, pode criar um oceano de oportunidades». E, por isso, o trabalho da Comissão é «garantir que os que têm capacidade de tornar reais as expectativas públicas têm o apoio adequado. A energia dos oceanos e a biotecnologia azul, por exemplo, podem ser decisivas. Os resultados do Blue Invest ilustram a posição de vanguarda ocupada pela Comissão Europeia, no que diz respeito ao investimento marítimo».
 
As empresas Bitcliq e Aquaponics Iberia, de Caldas da Rainha e Torres Vedras, respetivamente, foram selecionadas entre 120 candidaturas para apresentar publicamente os seus projetos de investimento frente a um júri profissional. Nesse júri, estão também presentes dois investigadores portugueses: Fundo Azul (representado por Ruben Elvas, Diretor-Geral de Política do Mar do Ministério do Mar) e Mermaid Investment (representado por Jorge Fernandes, sócio fundador).
 
A economia azul é um setor altamente inovador e de rápido crescimento na Europa. Abrange diversas atividades que vão desde a energia oceânica, a vigilância marítima ou a biotecnologia até à construção naval, aquicultura e pesca. Ao ajudar a desenvolver esses setores, podemos fornecer uma solução para os desafios globais, como as alterações climáticas, a poluição provocada pelo plástico ou a insegurança alimentar. 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.