«O mar um universo de recursos»

Nos passados meses de novembro e dezembro de 2018, o CIED – Alentejo Central e Litoral participou no ciclo de colóquios «O Mar um Universo de Recursos» organizado pelo CIED –Área Metropolitana de Lisboa em parceria com este CIED –Alentejo Central e Litoral e o CIED – Oeste e Lezíria do Tejo.  No âmbito desta parceria foram realizados 3 colóquios dedicados a aspetos específicos de atividades da nossa costa: o ambiente, o Surf enquanto atividade económica e o turismo desenvolvido pela náutica de recreio.

No dia 15 de novembro, pelas 15 horas decorreu no auditório da biblioteca do campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova – Monte da Caparica, o colóquio dedicado ao ambiente. O evento contou com a participação dos oradores Dr. Miguel Henriques, Biólogo do parque marinho Professor Luiz Saldanha e Dra. Lia Vasconcelos, Professora do Departamento de Ciências e Engenharias do Ambiente da FCT e Investigadora MARE – Centro do Mar e Ambiente. Os oradores convidados apresentaram o processo de desenvolvimento da zona de reserva do parque marinho Prof. Luiz Saldanha – Arrábida no contexto do seu ecossistema marinho e socioeconómico.

O colóquio: «o surf enquanto atividade económica», decorreu no dia 5 de dezembro de 2018, na Ericeira Business Factory, pelas 15 horas. Este encontro contou com a presença do Dr. João Costa Professor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPL, que abordou questões relativas à sustentabilidade da utilização das praias no contexto da exploração económica das escolas de Surf e as necessidades de regulamentação que se têm sentido em Peniche. E com o orador convidado Kalu Oliveira agente económico, do Alentejo Litoral, na área do surf que explicou a forma como tem evoluído toda a sua área de atividade económica em volta da cultura e prática do Surf sustentável.

A última iniciativa decorreu no auditório da biblioteca da Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, a 7 de dezembro de 2018, pelas 15 horas e teve como oradores convidados o Professor António Santos, dinamizador do Centro de Formação Desportiva de Atividades Náuticas de Setúbal e Engenheiro Joaquim Parrinha agente económico da náutica e recreio da zona de Sines. Esta iniciativa promoveu o debate entre docentes e alunos de forma a refletir o quanto os jovens estão afastados destas práticas desportivas e o acesso à formação enquanto forma de vencer essa problemática de contexto atual. Apontando-se a naútica de recreio como uma atividade potenciadora do elevado nível turistíco da costa portuguesa.

Estes eventos permitiram divulgar a atuação e prioridades da U.E em relação à sustentabilidade ambiental e ao desenvolvimento regional do litoral português. Para o ano de 2019 o ciclo de conferências «o mar um universo de recursos» será organizado pelo CIED – Alentejo Central e Litoral, no Alentejo Litoral, em parceria com o CIED – Oeste e Lezíria do Tejo e o CIED – Área Metropolitana de Lisboa. 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.