Summer CEmp 2019 – abrem candidaturas até 30 de junho

 
As candidaturas para o Summer CEmp 2019 estão abertas até 30 de junho. A terceira edição deste programa vai reunir 40 participantes e 40 oradores em Monsaraz de 27 a 30 de agosto de 2019. 
 
O Summer CEmp é um seminário intensivo e interativo com formatos práticos de aprendizagem como conversas improváveis e exercícios práticos para entender melhor o projeto Europeu. Nasce da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia. Em quatro dias, um grupo diverso de 40 jovens universitários dialoga direta e informalmente com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática sobre os possíveis cenários de futuro da Europa. É uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e organizado com o apoio da Câmara Municipal de Monsaraz e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
 
Quando? A 3ª edição do Summer CEmp acontece de 27 a 30 de agosto de 2019.
 
Onde? Em Monsaraz, distrito de Évora. Num cenário rural e inspirador, o debate sobre a União Europeia faz-se com uma forte interação com a população local e com o património cultural e natural.
 
Agenda: O eixo central do programa é composto por conversas inesperadas com cerca de 40 oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas e artistas – e uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da vila.
 
Para quem? Para 40 estudantes universitários portugueses, entre os 18 e os 30 anos, de todos os pontos do País. Dando-se prioridade a formação na área das relações internacionais, ciência política, comunicação e jornalismo, podem candidatar-se estudantes de qualquer curso. Será selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir a Europa. A participação dos jovens é gratuita e a seleção é feita por concurso, com base no seu perfil e motivação. 
 
As inscrições decorrem até de 30 de junho de 2019.
As candidaturas fecham em data anterior caso se atinja o limite de 150 candidaturas.
Dúvidas e questões: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

A Europa vai ao Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz

 
 
No passado dia 23 de abril, nas instalações do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, no concelho de Grândola, o CIED - Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral, promoveu sessão de informação «A Europa vai à Escola» a 13 alunos do ensino secundário, do Centro Escolar daquele estabelecimento prisional. A sessão teve como plano corresponder aos seguintes objetivos:
Conhecer as funções do Parlamento Europeu;
Conhecer a forma de eleição dos seus membros;
Conhecer a composição do Parlamento Europeu;
Compreender a formas de funcionamento do Parlamento Europeu;
Compreender a relação do Parlamento europeu com o Cidadão europeu.
 
Pretendeu-se com a sessão mostrar aos alunos a importância do Parlamento Europeu, enquanto Órgão da União Europeia  e a importância da cidadania participativa. Assim existiram vários momentos de diálogo, perguntas e repostas de forma a discutir e refletir sobre a importância de uma cidadania ativa e informada sobre a dinâmica das instituições europeias, chamando-se à atenção sobre as eleições de 2019. 
 

Eleições do Parlamento Europeu 2019 a 26 de maio de 2019

 
Em Portugal, as eleições europeias vão realizar-se a 26 de maio de 2019. A partir dos 18 anos de idade, todas as pessoas têm direito de voto. Verificadas certas condições, é possível votar no estrangeiro.
"Desta vez, não chega ter apenas esperança num futuro melhor. Desta vez, todos nós temos de assumir a responsabilidade e escolher o nosso futuro. É por esta razão que, desta vez, lhe pedimos que se comprometa a votar e que ajude a convencer outros a fazer o mesmo."
 
Veja as razões para votar aqui: https://www.eleicoes-europeias.eu/porque-deve-votar
 

Comemorações do Dia da Europa no Alentejo Central e Litoral

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral irá celebrar o dia da europa junto dos alunos do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade, em Redondo (Alentejo Central), e junto dos alunos do 3º ciclo da Escola Vasco da Gama, em Sines (Alentejo Litoral).
 
Estas celebrações irão contará com uma exposição de trabalho dos alunos sobre os vários países da União Europeia, um jogo “bingo” sobre a União Europeia e ainda sessões sobre a União Europeia e a sua importância no nosso dia-a-dia.
 
O objetivo é promover a cidadania europeia junto da comunidade escolar e celebrar este dia tão importante para todos nós.
 

Alentejo Mini Maker Faire 2019

 
O CIED Alentejo Central e Litoral irá participar na Feira "Alentejo Mini Maker Faire" através da exposição de informação sobre a União Europeia. 
 
A Alentejo Mini Maker Faire resulta num encontro de pessoas fascinantes e curiosas que gostam de aprender e partilhar o que fazem. De engenheiros a artistas, de cientistas a artesãos, a Maker Faire é um local para esses "makers" mostrarem os passatempos, experiências e projetos.
 
O CIED estará presente para mostrar a estes makers quais os apoios que a União Europeia tem para estes projetos.
 
No mesmo espaço, e organizado pelo CIED Alentejo Central e Litoral, os participantes do evento poderão contar também com um jogo dedicado ao tema das Eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam já no dia 26 de maio.
 
Para entrar na feira é necessário bilhete (gratuito) que pode adquirir aqui: https://bit.ly/2VY9SfD
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.