Informações sobre o COVID-19

 
A Comissão Europeia está a trabalhar em contrarrelógio para apoiar os Estados-Membros e reforçar a luta internacional contra a propagação do COVID-19. 
 
Podem encontrar o Q&A, em português, sobre o tema em https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/qanda_20_307 
 
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças disponibiliza informação atualizada diariamente - https://www.ecdc.europa.eu/en 
 

Alentejo Social Innovation Safari

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, com o apoio da DG Régio, CCDR Alentejo e Fundação Eugénio de Almeida, encontra-se a organizar eventos de divulgação sobre a Política de Coesão da União Europeia, com o objetivo de dar a conhecer e divulgar projetos, que foram financiados por fundos comunitários. 
 
O Alentejo Social Innovation Safari, que se realizará no dia 10 de março de 2020 consistirá em visitas a vários projetos apoiados por fundos comunitários na região do Alentejo Central, com início do percurso no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénia de Almeida.
No final do evento haverá ainda um momento de networking para partilha de informação, convívio e divulgação de projetos.
 
O programa do roteiro será divulgado em breve, mas já pode efetuar a sua inscrição através do seguinte link: https://bit.ly/3alluRg
O evento é dirigido a jovens, técnicos e jornalistas.
 
Nota: Alimentação e Transporte incluídos no evento.

Coronavírus: ativado Mecanismo de Proteção Civil da UE para repatriar cidadãos da UE

 
Com a intensificação do surto do novo coronavírus, o Mecanismo de Proteção Civil da UE foi ativado na sequência de um pedido de assistência da França para prestar apoio consular a cidadãos da UE em Wuhan, na China.
A UE cofinanciará os custos dos aviões. O primeiro deverá partir de França amanhã de manhã e o outro partirá até ao final desta semana. Os cidadãos da UE presentes na região e que desejem ser repatriados ainda o podem solicitar, independentemente da sua nacionalidade.
Os números iniciais indicam que cerca de 250 cidadãos franceses serão transportados no primeiro avião e mais de 100 cidadãos de outros países da UE viajarão no segundo avião. Trata-se de um primeiro pedido de assistência e outros podem seguir-se nos próximos dias.
Nesta fase, só os cidadãos saudáveis ou assintomáticos serão autorizados a viajar. O Centro de Resposta de Emergência da UE está em contacto permanente com os governos dos Estados-Membros, a fim de coordenar as chegadas e os eventuais períodos de quarentena subsequentes.
A Comissão Europeia está em contacto regular com os Estados-Membros, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e a Organização Mundial da Saúde sobre todos os aspetos do surto de coronavírus.
 

“Europa para os Cidadãos” em Sines

 
No passado dia 24 de Janeiro teve lugar, em Sines, uma sessão de informação sobre o Programa “Europa para os Cidadãos”, organizada em parceria pelo Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), com o apoio do Município de Sines. 
A iniciativa contou com uma boa afluência de representantes de Organismos Públicos da Administração Local e Organizações Sem Fins Lucrativos dotadas de personalidade jurídica de vários pontos do Alentejo que deram azo a uma sessão bastante interativa com uma audiência muito interessada e participativa.
De entre os temas expostos, houve alguns que, notoriamente, mereceram maior atenção por parte dos participantes, sendo alvo de grande parte das questões colocadas, nomeadamente, os relacionados com os critérios de elegibilidade e de atribuição, países participantes e quem pode concorrer, procedimentos de candidatura, orçamento, despesas elegíveis e calendário para 2020. 
Foram exploradas as duas vertentes - Memória Europeia e Compromisso Democrático e Participação Cívica - e as três medidas – geminação de cidades, redes de cidades e projetos da sociedade civil.
 

Prémio Jacques Delors 2020

 
O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) instituiu o Prémio Jacques Delors - Modalidade Ensaio Académico, com o objetivo de incentivar o aparecimento de obras de investigação inéditas sobre a temática da União Europeia. Considera-se incluído neste conceito dissertações de mestrado e teses de doutoramento que não tenham sido objeto de publicação, privilegiando-se, ainda, as obras que incidam sobre temas atuais e inovadores da realidade Europeia muito se agradecia o apoio dessa entidade na sua divulgação. 
 
As candidaturas encontram-se abertas até 16 de março de 2020
 
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.