Ano Europeu do Património Cultural

 
Realizou-se no passado dia 1 de março, no Bar Horas Incertas, uma tertúlia acerca do Ano Europeu do Património Cultural, onde se discutiu a importância do Património Cultural  para o desenvolvimento da região Alentejo e da Europa. 
O Diálogo focou-se também na gastronomia como património cultural do Alentejo, e ne o processo de certificação do pão alentejano. 
Durante todo o evento foram degustados uma serie de produtos gastronómicos tipicamente alentejanos e o evento contou também com a participação do Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas.
 
 

Concurso «Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam» 2018

 
A Representação da Comissão Europeia em Portugal já lançou o concurso «Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam».
O concurso tem como objetivo premiar projetos e ideias inovadoras com a oferta de formação e de um valor monetário que apoia o arranque desses projetos.
 
Este ano o «Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam» tem um modelo diferente das edições anteriores, dado que a Comissão Europeia vai atribuir dois prémios:
o Prémio «Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam», no valor de 6 000 €. Serão contemplados projetos de base tecnológica e digital em áreas como a indústria 4.0 e e commerce, cibersegurança e economia de dados europeia, cidades inteligentes e tecnologias de rede, saúde e bem-estar, agricultura inteligente e economia circular, media e cultura digital, sociedade digital e sustentabilidade e a inteligência artificial; 
o Prémio especial «Democracia Digital», no valor de 4 000 €, que visa destacar projetos de base tecnológica e digital que promovam a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática. 
 
As candidaturas abrem a 27 de fevereiro e encerram a 25 de março.
Durante o período de candidatura, de 6 a 16 de março, serão realizadas seedcamps. Estas seedcamps são sessões compostas por uma parte de esclarecimentos sobre a preparação das candidaturas e por uma parte de formação e mentoria na conceção do modelo de negócio, e no dia 16 de março, decorrerá uma em Évora, no Parque de Ciência e Tecnologia.
 
Terminado o prazo de candidaturas, serão selecionados 12 projetos finalistas que terão acesso a várias ações de formação, nomeadamente ao Bootcamp. Nesse Bootcamp, serão abordados temas de gestão, fundamentais para a capacitação para o empreendedorismo, o Coaching, onde serão desenvolvidos os modelos de negócio e o Pitch review, oportunidade para as equipas apresentarem o seu projeto a um júri de feedback que tem por função fazer uma crítica construtiva das apresentações, ajudando a melhorá-las antes das apresentações perante o júri da sessão de concurso.
 
Desde a sua criação, o Concurso «Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam» tem distinguido ideias e projetos que ganharam um lugar de destaque após a participação no concurso - como é o caso dos projetos Mater Dynamics (2015) ou ainda o BigEye Smart Fishing Software (2016). 
 
Mais informações brevemente em: http://www.bolsadoempreendedorismo.pt/

Tertúlia «Ano Europeu do Património Cultural»

 
Realizar-se-á no próximo dia 1 de março de 2018 uma tertúlia sobre o Ano Europeu do Património Cultural, organizada pelo CIED – Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, pelas 19h00, no bar Horas Incertas, em Évora.
 
Alexandra Correia, coordenadora do CIED, iniciará a tertúlia fazendo um enquadramento sobre o tema e a sua importância para o desenvolvimento da região Alentejo e da Europa. 
 
São convidados como oradores desta tertúlia Filipe Palma (economista), que irá lançar o tema da gastronomia como património cultural do Alentejo, e Francisca Valério (socióloga), que irá falar sobre o processo de certificação do pão alentejano. 
 
No decorrer da tertúlia, será possível degustar produtos da região e ouvir o Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas.
 
A participação na tertúlia é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas através do seguinte link: http://bit.ly/2sRa9Xq
 
Gostaríamos de contar com a vossa participação.

Comissão Europeia promove consulta pública na área da coesão

 
Até dia 8 de março, está aberta a consulta pública da Comissão Europeia sobre fundos da União Europeia na área da coesão. 
A Comissão procura, com esta iniciativa, ouvir os cidadãos europeus, as autoridades nacionais e locais e os beneficiários de programas europeus, com o objetivo de reunir propostas para o novo Quadro Financeiro Plurianual pós-2020.
 
A partir das respostas recolhidas, a Comissão fará uma avaliação cuidadosa do que funcionou bem no passado e do que pode ser melhorado no futuro. No fim, pretende reunir propostas pormenorizadas para apresentar a 2 de maio de 2018. As propostas vão ser concebidas de modo a permitir que a UE atinja os objetivos nos domínios em que a sua ação possa ser mais eficaz do que a ação isolada dos Estados-membros.
 
Para participar na consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão, siga este link.
 
Em simultâneo, está aberta uma série de consultas públicas sobre os seguintes temas: investimento, investigação e inovação, PMEs e Mercado Único, Migração, Segurança, Infraestrutura Estratégica, Valores e Mobilidade.
 

Apoios da UE em pacotes de açúcar

 
Foi recentemente lançada a Campanha “Sabia que…?”, coordenada no âmbito da Rede de Comunicação Portugal 2020, que integra todos os Programas Operacionais. A Campanha “Sabia que…?” traduz-se na impressão de frases em pacotes de açúcar, onde se divulgam resultados dos apoios dos fundos da União Europeia em Portugal, com benefícios para as pessoas e para as regiões, melhorando a perceção do público português sobre o impacto da aplicação destes fundos no nosso país.
 
Foram convidadas a colaborar quatro empresas que atuam no mercado do café e dos chás, com vista à produção de pacotes de açúcar com as frases inscritas e à distribuição dos mesmos. 
 
Destaca-se que esta iniciativa não teve quaisquer custos, contrapartidas ou financiamento por parte de fundos públicos.
 
 
Como nasceu esta Campanha
 
Em 2017, as Comissárias Europeias para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen e para a Política Regional, Corina Cretu endereçaram uma carta aos Estados-Membros da União Europeia, apelando ao reforço da comunicação sobre os resultados da Política de Coesão, e sugerindo a adoção de um conjunto de medidas concretas orientadas para o público em geral.
Portugal decidiu levar a cabo uma série de iniciativas, entre as quais, o lançamento da Campanha “Sabia que…?”.
 
Uma campanha nacional
A Campanha “Sabia que…?” propõe-se adotar diversos formatos, sendo um dos selecionados a impressão de cinco milhões de pacotes de açúcar, como forma privilegiada de chegar a vastos públicos.
 
A coleção de 10 pacotes de açúcar agora lançada a nível nacional, inclui as seguintes frases:
- Sabia que… Os Fundos da União Europeia apoiam a reciclagem dos 460 kg de resíduos que cada um de nós produz por ano?
- Sabia que… Os Fundos da União Europeia apoiam o emprego de investigadores ligados à economia do mar?
- Sabia que… Cerca de 40% dos jovens que apostam na agricultura com o apoio dos Fundos da União Europeia são mulheres?
- Sabia que… Com o apoio dos Fundos da União Europeia a taxa de abandono escolar diminuiu de 35,5% para 14% em 10 anos?  
- Sabia que… Nos últimos dois anos os Fundos da União Europeia já apoiaram 2500 pessoas com deficiência e incapacidade no desenvolvimento de competências profissionais?
- Sabia que… Seis meses após beneficiarem de Fundos da União Europeia, cerca de 12000 desempregados já conseguiram um emprego?”
- Sabia que… Com o apoio dos Fundos da União Europeia a % de licenciados (30-34 anos) em Portugal subiu de 12,9% para 34,6% em 10 anos?
- Sabia que… Por dia, em média, as empresas nacionais investem 3,8 M€ em inovação com apoio dos Fundos da União Europeia?
- Sabia que… Nos últimos 10 anos cerca de 17 mil empresas beneficiaram de Fundos da União Europeia para serem mais competitivas?
- Sabia que… Os Fundos da União Europeia contribuem para 87 mil novos postos de trabalho nas nossas empresas?
 

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