Tertúlia «Ano Europeu do Património Cultural»

 
Realizar-se-á no próximo dia 1 de março de 2018 uma tertúlia sobre o Ano Europeu do Património Cultural, organizada pelo CIED – Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, pelas 19h00, no bar Horas Incertas, em Évora.
 
Alexandra Correia, coordenadora do CIED, iniciará a tertúlia fazendo um enquadramento sobre o tema e a sua importância para o desenvolvimento da região Alentejo e da Europa. 
 
São convidados como oradores desta tertúlia Filipe Palma (economista), que irá lançar o tema da gastronomia como património cultural do Alentejo, e Francisca Valério (socióloga), que irá falar sobre o processo de certificação do pão alentejano. 
 
No decorrer da tertúlia, será possível degustar produtos da região e ouvir o Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas.
 
A participação na tertúlia é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas através do seguinte link: http://bit.ly/2sRa9Xq
 
Gostaríamos de contar com a vossa participação.

Comissão Europeia promove consulta pública na área da coesão

 
Até dia 8 de março, está aberta a consulta pública da Comissão Europeia sobre fundos da União Europeia na área da coesão. 
A Comissão procura, com esta iniciativa, ouvir os cidadãos europeus, as autoridades nacionais e locais e os beneficiários de programas europeus, com o objetivo de reunir propostas para o novo Quadro Financeiro Plurianual pós-2020.
 
A partir das respostas recolhidas, a Comissão fará uma avaliação cuidadosa do que funcionou bem no passado e do que pode ser melhorado no futuro. No fim, pretende reunir propostas pormenorizadas para apresentar a 2 de maio de 2018. As propostas vão ser concebidas de modo a permitir que a UE atinja os objetivos nos domínios em que a sua ação possa ser mais eficaz do que a ação isolada dos Estados-membros.
 
Para participar na consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão, siga este link.
 
Em simultâneo, está aberta uma série de consultas públicas sobre os seguintes temas: investimento, investigação e inovação, PMEs e Mercado Único, Migração, Segurança, Infraestrutura Estratégica, Valores e Mobilidade.
 

Apoios da UE em pacotes de açúcar

 
Foi recentemente lançada a Campanha “Sabia que…?”, coordenada no âmbito da Rede de Comunicação Portugal 2020, que integra todos os Programas Operacionais. A Campanha “Sabia que…?” traduz-se na impressão de frases em pacotes de açúcar, onde se divulgam resultados dos apoios dos fundos da União Europeia em Portugal, com benefícios para as pessoas e para as regiões, melhorando a perceção do público português sobre o impacto da aplicação destes fundos no nosso país.
 
Foram convidadas a colaborar quatro empresas que atuam no mercado do café e dos chás, com vista à produção de pacotes de açúcar com as frases inscritas e à distribuição dos mesmos. 
 
Destaca-se que esta iniciativa não teve quaisquer custos, contrapartidas ou financiamento por parte de fundos públicos.
 
 
Como nasceu esta Campanha
 
Em 2017, as Comissárias Europeias para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen e para a Política Regional, Corina Cretu endereçaram uma carta aos Estados-Membros da União Europeia, apelando ao reforço da comunicação sobre os resultados da Política de Coesão, e sugerindo a adoção de um conjunto de medidas concretas orientadas para o público em geral.
Portugal decidiu levar a cabo uma série de iniciativas, entre as quais, o lançamento da Campanha “Sabia que…?”.
 
Uma campanha nacional
A Campanha “Sabia que…?” propõe-se adotar diversos formatos, sendo um dos selecionados a impressão de cinco milhões de pacotes de açúcar, como forma privilegiada de chegar a vastos públicos.
 
A coleção de 10 pacotes de açúcar agora lançada a nível nacional, inclui as seguintes frases:
- Sabia que… Os Fundos da União Europeia apoiam a reciclagem dos 460 kg de resíduos que cada um de nós produz por ano?
- Sabia que… Os Fundos da União Europeia apoiam o emprego de investigadores ligados à economia do mar?
- Sabia que… Cerca de 40% dos jovens que apostam na agricultura com o apoio dos Fundos da União Europeia são mulheres?
- Sabia que… Com o apoio dos Fundos da União Europeia a taxa de abandono escolar diminuiu de 35,5% para 14% em 10 anos?  
- Sabia que… Nos últimos dois anos os Fundos da União Europeia já apoiaram 2500 pessoas com deficiência e incapacidade no desenvolvimento de competências profissionais?
- Sabia que… Seis meses após beneficiarem de Fundos da União Europeia, cerca de 12000 desempregados já conseguiram um emprego?”
- Sabia que… Com o apoio dos Fundos da União Europeia a % de licenciados (30-34 anos) em Portugal subiu de 12,9% para 34,6% em 10 anos?
- Sabia que… Por dia, em média, as empresas nacionais investem 3,8 M€ em inovação com apoio dos Fundos da União Europeia?
- Sabia que… Nos últimos 10 anos cerca de 17 mil empresas beneficiaram de Fundos da União Europeia para serem mais competitivas?
- Sabia que… Os Fundos da União Europeia contribuem para 87 mil novos postos de trabalho nas nossas empresas?
 

Prémios Europeus para Empresas

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA) são uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020, que tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial pretendem contribuir para:
 
- Identificar e reconhecer atividades e iniciativas de sucesso que visem a promoção de empresas e do empreendedorismo;
- Divulgar e partilhar exemplos de melhores políticas e práticas de iniciativa empresarial;
- Sensibilizar para o papel desempenhado na sociedade pelos empresários e pelos empreendedores;
- Incentivar e inspirar potenciais empreendedores.
 
A competição decorre, numa primeira fase, a nível nacional, sendo selecionados dois projetos para representar o país na grande final europeia que todos os anos distingue as iniciativas que melhor representam a iniciativa empresarial e o empreendedorismo na Europa.
 
Portugal encontra-se no conjunto dos paíse que detêm, até ao momento, mais galardões atribuídos pela Comissão Europeia, sinal do dinamismo e do investimento que o país, as regiões, e as cidades estão a fazer em prol do dsenvolvimento do ecossistema empreendedor nacional.
 
Ao longo destes 12 anos, foram vários os projetos portugueses premiados pela Comissão Europeia em diversas categorias, com visibilidade e impactos acrescidos para os respetivos projetos e promotores. São exemplo disso a "Empresa na Hora", o "Douro Boys", o projeto "Portuguese Shoes - The sexiest industry in Europe", o "Lisboa Empreende" e o conhecido "Estatuto PME Líder".
 
A fase nacional para submissão de candidaturas à 12ª edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial decorre até ao dia 9 de abril de 2018.

Fundo Europeu de Defesa lança novos projetos de investigação pan-europeus

 
O Fundo Europeu de Defesa continua a sua ação com um novo conjunto de projetos de investigação no domínio da defesa financiados pela UE. O Fundo, lançado pelo Presidente Juncker em junho de 2017, é o catalisador para uma indústria europeia da defesa forte, reforça a capacidade de defesa e cria novas parcerias transfronteiras.
 
O projeto Ocean2020 apoia a vigilância marítima e as missões de interdição no mar e, para este efeito, integrará veículos aéreos e submarinos não tripulados em operações navais. As informações obtidas serão combinadas com as dos sistemas convencionais para que os comandantes militares disponham de uma imagem completa do evoluir das situações.
 
O projeto será gerido por um consórcio liderado pela empresa Leonardo S.p.A, que reúne 42 parceiros de 15 países da UE. O projeto receberá uma subvenção de cerca de 35 milhões de euros. Em 2019, o projeto irá levar a cabo dois exercícios em condições reais — um nos Países Bálticos, liderado pela marinha sueca, e outro no Mediterrâneo, liderado pela marinha italiana.
 
Três outros projetos destinados a melhorar o equipamento dos soldados receberam subvenções entre 1 e 3 milhões de euros:
ACAMSII: irá desenvolver camuflagem adaptativa para proteger os soldados dos sensores que operam em várias gamas de comprimentos de onda;
Gossra: irá melhorar a compatibilidade dos elementos de sistemas complexos (p. ex., sensores ou óculos digitais) usados por soldados;
Vestlife: procura desenvolver fatos blindados ultraleves para os soldados de infantaria.
 
O anúncio em apoio destes projetos de investigação no domínio da defesa surge no dia da abertura da Conferência de Segurança de Munique, em que o Presidente Juncker apresentará novas iniciativas para promover uma Europa mais forte em termos de segurança e defesa. O Presidente far-se-á acompanhar do Vice-Presidente Frans Timmermans, da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão, e dos Comissários Johannes Hahn, Elżbieta Bieńkowska e Julian King.
 
 

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