Newsletter - Abril 2016

Mercado Único Digital - Prioridade 2 da Comissão Europeia

Um dos objetivos centrais da Comissão Europeia é zelar pelo cumprimento do direito europeu, garantindo a aplicação da legislação em todos os Estados-Membros. Por outro lado, os cidadãos exigem - e muito bem - que a Comissão garanta uma correta revisão e melhoria das normas da União Europeia (UE) atualmente em vigor. Só assim pode a Comissão a cumprir a sua missão que é defender os interesses gerais da União Europeia (UE). Um instrumento que garante que todos os cidadãos tenham uma voz ativa neste percurso é o portal em linha "Menos burocracia".
Ver Mais

bild

Mobilidade no Espaço Europeu

O Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral esteve presente, no passado dia 12 de abril, em Vila Nova de Santo André, num Workshop intitulado Mobilidade no Espaço Europeu, promovido pelo Clube Europeu da Escola Secundária Padre António Macedo, no âmbito da comemoração da semana do Agrupamento. O objetivo da sessão foi mostrar aos alunos da Escola como poderão partir à aventura e experimentar «mobilidade» pela Europa fora, dando a conhecer programas, projetos e possibilidades de intercâmbios de cooperação e promoção da cidadania europeia, valorizando as oportunidades de mobilidade na União Europeia.
Ver mais

Sessões Júnior de Apresentação da Europa

O dia 22 de Abril começou de forma ativa para o Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral, que rumou até à Escola Básica de São Manços, com informação sobre a União Europeia. A sessão realizada com alunos do 2º e 4º ano de escolaridade da Escola, reuniu cerca de 35 alunos da referida escola numa abordagem à cidadania europeia. A sessão abordou temáticas como a constituição da União Europeia, os seus símbolos (lema, hino adotado, moeda, aniversário), bem como um pouco da história da constituição da Europa. Foram ainda, abordados outros temas tais como os países aderentes à Moeda Única e Espaço Schengen.
Ver mais

Três investigadores portugueses distinguidos pela Comissão Europeia

O Conselho Europeu de Investigação atribui hoje as suas Subvenções para Investigadores Avançados a 277 investigadores de topo, dos quais três são portugueses. O financiamento, num montante total de 647 milhões de euros, irá permitir-lhes continuar a trabalhar nas suas ideias mais promissoras e realizar investigação de fronteira com impacto potencialmente inovador para a ciência e a sociedade. Portugal está representado por três bolseiros Carlos Caldas, Cristiana Bastos e Luis Silva, que estão a desenvolver projetos nas áreas das Ciências da Vida, Ciências Sociais e Humanidades e Ciências Físicas e Engenharia.
Ver mais

Aprovado "Registo de Identificação dos Passageiros" para combater terrorismo

O Parlamento Europeu aprovou a proposta da Comissão de uma Diretiva da UE relativa ao Registo de Identificação dos Passageiros (PNR), um dos instrumentos mais reclamados pelos Estados-membros da UE para combater o terrorismo. A diretiva sobre o PNR, aprovada com 461 votos a favor, 179 contra e nove abstenções, foi apresentada pela primeira vez em 2011 pela Comissão Europeia, então liderada por Durão Barroso como uma ferramenta para lutar contra o terrorismo, tendo as negociações com o Parlamento Europeu sido concluídas apenas em dezembro. Ver Mais

Estagiar no Parlamento Europeu?
Ver mais

Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral | Rua Intermédia do PITE Lt 4 e 6 | 7000-171 | Évora | Portugal

Tel. 266 769 159 | Fax. 266 769 156 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

 

Financiado por

 
 
 
 
 

Contactos

ADRAL
Rua Intermédia do PITE, 

Lt 4 e 6 7005-513 Évora
Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.