Volta de Apoio ao Emprego 2020

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral organiza em parceria com a rede Eures, a Volta de Apoio ao Emprego 2020, que decorrerá no dia 25 de setembro, em regime webinar. 
 
Este evento nasce de uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct, visando sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.
 
No próximo dia 25 de setembro iremos divulgar de oportunidades de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder àquela que é a principal preocupação dos cidadãos: o desemprego.
Serão apresentadas opções de programa de apoio à empregabilidade, direcionadas para empresas, empreendedores e startups.
 
Como inscrever a minha empresa no portal EURES? Como me posso candidatar ao ERASMUS para jovens empreendedores? Como me posso candidatar ao Startup Voucher? Iremos dar respostas a estas e outras questões no dia 25 de setembro, pelas 10h. 
 
O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição, aqui: http://www.2020.vae.pt/alentejocentral/
 

Junte-se ao debate sobre o Estado da União Europeia

 
 
Este ano a Representação da Comissão em Portugal convida-o/a a assistir à transmissão em direto do discurso anual da Presidente Ursula von der Leyen, no dia 16 de setembro, pelas 8h00. A presidente irá abordar os grandes desafios e prioridades da União para o próximo ano.
 
Tal como nos anos anteriores, o discurso da Presidente será seguido de um debate com analistas em assuntos europeus que irão partilhar connosco as primeiras impressões e reações ao discurso da Presidente. Este ano teremos connosco Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Bernardo Pires de Lima, Investigador Associado do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa; Henrique Burnay, Senior Partner EUpportunity e Ana Isabel Xavier, Professora Associada do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa.
 
 
Não perca a oportunidade de se informar sobre as prioridades da UE para o próximo ano e de colocar as suas questões em direto.
 
O evento é aberto ao público, mas necessita de se inscrever aqui para receber o link do evento.  Posteriormente poderá também deixar a sua opinião aqui.
 
 
Data de publicação: 14/09/2020

Jovens tradutores nas escolas da UE — Inscrições Abertas

 
A Comissão Europeia anuncia o lançamento do seu concurso anual de tradução para estudantes do ensino secundário de toda a Europa, Juvenes Translatores. A partir de 2 de setembro, as escolas de todos os países da UE poderão inscrever-se em linha, para que os seus alunos possam competir com colegas de outros países. Este ano, os adolescentes participantes terão de traduzir um texto sobre o tema «Enfrentar tempos difíceis — juntos somos mais fortes».
Os participantes poderão traduzir entre quaisquer duas das 24 línguas oficiais da UE (552 combinações linguísticas possíveis). No concurso do ano passado, os estudantes utilizaram no total 150 combinações diferentes.
O prazo para a inscrição das escolas — a primeira de duas fases — decorre até 20 de outubro de 2019, às 12h00. Os professores podem preencher o formulário de inscrição em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE.
Posteriormente, a Comissão convidará um total de 705 escolas para a fase seguinte. O número de escolas participantes de cada país será igual ao número de deputados que o país tiver no Parlamento Europeu e a seleção será feita aleatoriamente por computador.
As escolas selecionadas devem convidar dois a cinco alunos para participar. Os alunos podem ser de qualquer nacionalidade, mas deverão ter nascido em 2003.
O concurso decorrerá em linha no dia 26 de novembro de 2020 em todas as escolas participantes.
Os vencedores — um por país — serão anunciados no início de fevereiro de 2021.
Se as condições o permitirem, receberão os prémios na primavera de 2021, numa cerimónia em Bruxelas, onde terão também a oportunidade de conhecer tradutores profissionais da Comissão e de se informarem melhor sobre o trabalho dos linguistas.
 
 
Data da publicação: 04/09/2020
 
 

A Europa na Escola – Formação para Professores: inscrições abertas para a ação de formação de curta duração

 
 
As inscrições para a ação de formação de curta duração, 6 horas, estão abertas entre 1 de setembro e 1 de outubro de 2020. Esta Formação é um dos instrumentos criados no âmbito do projeto “A Europa na Escola – Formação para Professores”, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Agência Nacional Erasmus+. 
 
O objetivo da formação é promover o conhecimento sobre a União Europeia e capacitar os professores dos diferentes níveis de escolaridade (1º CEB, 2º CEB, 3º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional) para o desenvolvimento de atividades de educação sobre a União Europeia, envolvendo os alunos nos diversos domínios de Cidadania e Desenvolvimento. 
 
A ação tem um caráter tutorial, de utilização de Guias “A Europa na Escola – Formação para professores”, um para cada nível de escolaridade, criados para apoiar os professores na utilização de recursos e ferramentas sobre a União Europeia e para a concretização de práticas pedagógicas de aprendizagem ativa que contribuam para o desenvolvimento de competências e valores inscritos no perfil de aluno à saída da escolaridade obrigatória. 
 
A formação decorrerá à distância (síncrona) e terá uma duração total de 6 horas repartidas em 2 dias. Os candidatos poderão escolher entre as 5 turmas organizadas durante o mês de outubro.
 
As inscrições estão abertas até 1 de outubro e poderá inscrever-se no seguinte link: https://aeuropanaescola.bondlayer.site/formacao/
 
Para mais informações, visite o website do projeto A Europa na Escola – Formação para Professores.
 
 
Data da publicação: 02/09/2020

3ª EDIÇÃO DA PROVA “CORRER PELA EUROPA” - 16 A 22 DE SETEMBRO

 

A 3.ª edição da prova "Correr pela Europa" em 2020, terá o formato digital (controlo e partilha de resultados) e decorrerá durante a Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 22 de setembro de 2020. A presente atividade configura a modalidade de uma prova de corrida e/ou caminhada, tendo por objetivo motivar e inspirar a comunidade local e regional, a adotar um estilo de vida saudável e sustentável, transmitindo uma das 6 ambições da Comissão Europeia, o Pacto Ecológico Europeu.

Cada atleta entrará na competição individualmente e com o objetivo de realizar o maior número de KM percorridos durante 7 dias. Os diversos escalões em competição e respectivos vencedores serão premiados de acordo com o regulamento de prova.

A Decisões & Soluções, Santo André, e os Kotas mantêm-se como apoios essenciais, na organização desta iniciativa, do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral em parceria com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André.

Submeta  inscrições gratuitas:https://acorrer.pt/eventos/info/2721

Consulte o regulamento de prova:

 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

Cofinanciado pela União Europeia

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.