UE quer suprimir as tarifas de roaming dos telemóveis
A nova estratégia procura harmonizar o sector das telecomunicações, suprimir as tarifas de roaming, reduzir os encargos administrativos das empresas e conceder novos direitos aos utilizadores e prestadores de serviços.
Apesar de sucessivos progressos ao longo de 26 anos, o sector das telecomunicações da UE continua fragmentado, funcionando sobretudo com base nos mercados nacionais. Por isso as empresas europeias foram ultrapassadas pelas suas concorrentes americanas e asiáticas.
O pacote de medidas «Continente conectado» tem por objectivo revigorar o debilitado sector das telecomunicações da UE, suprimindo as tarifas de roaming e introduzindo regras mais simples para promover o investimento nas redes de elevado débito a fim de incentivar o crescimento e a criação de emprego.
O sector económico depende cada vez mais de ligações mais rápidas. Estima-se, assim, que a conclusão do mercado único das telecomunicações permitiria criar milhares de postos de trabalho e aumentar o PIB em quase 1% ao ano.