União Europeia sem Plástico #ReadyToChange

 
O Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral desafiou a população a juntar-se a uma recolha de plásticos em várias praias do Alentejo Litoral.
 
Na semana de 20 a 24 de julho, entre as 9:30h e as 11:30h, o Centro de informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral, desenvolveu atividade de recolha de plásticos, nas seguintes praias do Alentejo Litoral: Lagoa de Santo André, Costa do Norte, Vieirinha, Samouqueira e Ilha do Pessegueiro. Nesta atividade contou com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André e com o apoio da Câmara Municipal de Sines, na disseminação, participação e comunicação da atividade.
 
A atividade desenvolveu-se enquanto campanha de sensibilização sobre o Pacto Ecológico Europeu e o impacto ambiental dos plásticos. Esta ação de sensibilização decorreu durante 5 dias envolvendo 30 voluntários e não passou despercebida aos banhistas que se encontravam nos locais. Muitos foram os cidadãos que deixaram a sua palavra de incentivo sobre este tipo de iniciativas, alguns identificaram-se como cuidadores do ambiente, na medida em que a prática da recolha de plásticos (nomeadamente beatas), das praias, faz parte de um desafio e rotina pessoal. Gratificante para todos, foi identificar que alguns dos que observavam a prática da atividade, replicavam o gesto de recolha de resíduos no espaço em seu redor. 
 
O cenário do evento foi evidentemente maravilhoso, tendo-se constatado que as praias beneficiam de uma limpeza organizada, principalmente as praias Bandeira Azul. Ainda assim proporcionou-se a constatação de evidências, sobre o difícil tratamento de resíduos que escoam para o mar (micro plásticos), uns relacionados com a atividade das pescas e outros devido à má prática de deposição de lixo (plásticos depositados em sanitas, sargetas e deixados no areal das praias).
 
Todos os anos, milhões de toneladas de lixo acabam nos oceanos, demorando centenas de anos para se degradar. Estes plásticos acabam por ser consumidos e por integrar a nossa cadeia alimentar, provocando danos na saúde animal, ambiental e humana. Estima-se que em 2050 poderá haver mais plástico do que peixe no mar. Não deveremos agir?
 
 #ReadyToChange #PlasticsStrategy #EUGreenDeal #EUBeachCleanup
 
 
Data da publicação: 31/07/2020
 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

Cofinanciado pela União Europeia

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.