III Curso Internacional de Verão - Cidadania Europeia
Cidadania Europeia: percepções e desafios de um processo em (re)construção
A Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora organizou de 4 a 7 de Setembro de 2013, o III Curso Internacional de Verão “Cidadania Europeia: percepções e desafios de um processo em (re)construção”, o qual englobava o III Congresso Internacional de Verão subordinado ao tema “Europa Cidadã: pessoas empresas e instituições”.
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, como centro de divulgação de informação sobre a Europa e as questões europeias, conjuntamente com o Centro de Documentação da Universidade de Évora, e uma vez que no corrente ano se comemora o Ano Europeu dos Cidadãos, associou-se na dinamização do Workshop intitulado “Que implicações dos modelos de construção europeia na cidadania e na coesão territorial”. Esta temática foi trabalhada pelos participantes a partir das conclusões tiradas do Módulo 1 – “Modelos de construção europeia” e dos três documentários visionados alusivos à Europa e aos cidadãos europeus, pontos de partida para a discussão e transposição para o papel das conclusões alcançadas.
No final do Workshop os participantes e dinamizadores dirigiram-se ao mural onde as principais ideias ficaram registadas para a posteridade.