A UE recebe o Prémio Nobel da Paz

A UE doou o prémio monetário a projectos educativos em benefício de crianças vítimas de conflitos.
Em 2012, a UE foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz pelos seus esforços em prol da paz, da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa e decidiu doar o montante recebido às crianças que não têm a sorte de crescer num clima de paz.
Dos cerca de 75 milhões de crianças de todo o mundo que não podem frequentar a escola, mais de metade vive em zonas de conflito. No entanto, a assistência humanitária destinada à educação não dispõe de financiamento suficiente. Foi esse o motivo que levou a UE a apoiar projectos educativos de emergência.
Além disso, a UE decidiu complementar o montante do prémio (930 000 euros) e distribuir dois milhões de euros por quatro projectos educativos seleccionados no ano passado que, até à data, ajudaram 28 000 crianças.


Projectos ao abrigo da iniciativa «Crianças da Paz» da UE
Os projectos seleccionados visam dar apoio educativo e contam com a colaboração de parceiros da UE bem conhecidos na área da ajuda humanitária: ACTED (Iraque), UNICEF (Paquistão), UNHCR (Colômbia e Equador) e «Save the Children» e «Norwegian Refugee Council» (Etiópia e República Democrática do Congo).
No Iraque, o projecto permite aos jovens refugiados sírios com idades compreendidas entre 5 e 15 anos participar em actividades recreativas e terapêuticas supervisionadas.
Para apoiar os refugiados somalis, sudaneses e eritreus na Etiópia, cerca de 500 000 euros foram consagrados à criação de espaços de aprendizagem seguros, à reabilitação de salas de aula, bem como à distribuição de pastas, de material didáctico para os professores e de material lúdico.


Próximas etapas
A UE tenciona prosseguir esta iniciativa nos próximos anos enquanto legado político do Prémio Nobel da Paz e como instrumento para a promoção da educação nas zonas de conflito.
Para 2014, a UE decidiu duplicar uma vez mais os recursos e afectar mais quatro milhões de euros a novos projectos e aos projectos em curso, contribuindo assim para ajudar mais de 80 000 crianças vítimas da guerra.

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

Cofinanciado pela União Europeia

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.