Orientações da UE para melhorar a formação dos jovens

A UE propõe orientações destinadas a assegurar, por um lado, que as entidades patronais dão informações prévias e claras sobre os estágios que organizam e, por outro, que estes ajudam de facto os jovens a encontrar emprego.
Os jovens interessados em fazer um estágio para melhorar as suas perspectivas de carreira profissional poderão beneficiar de uma melhor formação graças às orientações apresentadas pela Comissão Europeia.
O quadro de qualidade proposto visa assegurar que os estágios ajudam de facto os jovens a adquirir as competências e a experiência necessárias ao mercado de trabalho e proporcionam uma formação de qualidade a par de condições de trabalho aceitáveis.


Combater o desemprego na UE
O número de jovens com menos de 25 anos que não tem emprego em toda a Europa ronda os 5,7 milhões. Um recente inquérito revela que, apesar de quase metade dos jovens inquiridos ter feito um estágio, um terço dos programas não tinha a qualidade necessária. Além disso, alguns empregadores, por exemplo, não pagavam aos estagiários ou não lhes ofereciam a possibilidade de adquirir competências verdadeiramente relevantes.
O objectivo do quadro de qualidade para os estágios é garantir, por um lado, que as entidades organizadoras dão antecipadamente informações claras sobre os estágios — nomeadamente, sobre as condições de pagamento e de trabalho e a respectiva fiscalização — e, por outro, a sua conformidade com a legislação europeia em matéria de tempo de trabalho e de direito a férias. Além disso, também limita a duração dos estágios a um período máximo de seis meses.

Para mais informação consulte: ec.europa.eu/news

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

Cofinanciado pela União Europeia

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.