O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral recebeu a Volta do Ano Europeu dos Cidadãos em Évora

Decorreu no passado dia 3 de Dezembro, na Universidade de Évora, o Open Day da Cidadania no Alentejo Central e Litoral – “Volta do Ano Europeu dos Cidadãos”. Esta iniciativa, que tem vindo a percorrer o país, está inserida nas comemorações do Ano Europeu dos Cidadãos e teve como objectivo reflectir sobre o que é ser Cidadão, nomeadamente, o que é ser Cidadão Europeu, tema que surge também a propósito da participação dos cidadãos nas eleições europeias em Maio do próximo ano.  
Iniciaram-se os trabalhos com a mesa de abertura presidida por Marta Silvério, representante da Universidade de Évora e Alfredo Barroso, representante da ADRAL, entidade onde está sediado o CIED Alentejo Central e Litoral.
Esta iniciativa dedicada ao cidadão contou com momentos de debate na Mesa Redonda “Ser Cidadão Europeu: Janela de Oportunidades” composta por um conjunto de stakeholders locais e regionais, André Espenica (CIMAC), Saudade Baltazar (Universidade de Évora) e Paula Nobre de Deus (Cruz Vermelha Portuguesa), mesa moderada por Elsa Vaz, responsável pelo Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora.
O debate continuou no painel seguinte, juntando a Coordenadora Nacional do Ano Europeu dos Cidadãos, Inês Azevedo, que fez uma curta apresentação sobre os objectivos e realizações do Ano Europeu dos Cidadãos e os participantes com exemplos mais práticos de cidadania activa, nomeadamente, dois alunos que experienciaram o programa Erasmus na primeira pessoa, André Machado e Francisco Festas, Maria Luísa Policarpo, representante da Câmara Municipal de Évora, e os formadores da Fundação Alentejo/EPRAL, Raul Rasga e Elsa Mota, que procederam à apresentação dos projectos de cidadania activa que vêm desenvolvendo.
Simultaneamente decorreu uma Mostra onde diversas associações e entidades foram convidadas a expor informação sobre iniciativas, exemplos e projectos de cidadania promovidos no Alentejo Central e Litoral, que tenham vindo a desenvolver.

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

Cofinanciado pela União Europeia

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.