Actuar, reagir, fazer é o slogan para as eleições europeias
Já começou a contagem decrescente para as eleições europeias que decorrem dentro de oito meses.
Os meios para tentar derrotar os habituais altos níveis de abstenção foram apresentados, esta terça-feira, na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Uma campanha que quer explicar porque é que esta eleição é tão decisiva.
“Pela primeira vez, cada grupo político vai nomear o seu candidato para Presidente da Comissão, em Março de 2014”, isto é, dois meses antes das eleições, explicou o eurodeputado austríaco Othmar Karas.
A campanha eleitoral vai custar 16 milhões de euros, recorrendo a acções no terreno, aos meios de comunicação social tradicionais e às redes sociais.
Uma estratégia para travar o aumento de movimentos extremistas e anti-europeus.
Mas o eurodeputado eurocéptico britânico Nigel Farage diz que é um desperdício: “Isto não vai fazer diferença nenhuma porque temos agora uma maioria de europeus, em todos os Estados-Membros, que estão insatisfeitos com esta Europa e com a direcção em que segue a União Europeia”.
“Actuar, reagir, fazer” é o slogan para as eleições que elegem 751 eurodeputados, num momento de grande crise económica.
O voto está marcado em Portugal para 25 de Maio, para escolher os 21 novos representantes.