Prémio do Cidadão Europeu 2020 - Um prémio para feitos excecionais
O Parlamento Europeu atribui, anualmente, o «Prémio do Cidadão Europeu». Este prémio recompensa feitos excecionais num dos seguintes domínios:
- Projetos que promovam melhor entendimento mútuo e maior integração entre os cidadãos dos Estados-Membros ou que facilitem a cooperação transfronteiriça ou transnacional na União Europeia.
- Projetos que envolvam cooperação cultural transfronteiriça ou transnacional a longo prazo, contribuindo para o reforço do espírito europeu.
- Projetos associados ao Ano Europeu em curso (se aplicável).
- Projetos que consubstanciem os valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
Cidadãos, grupos de cidadãos, associações ou organizações podem candidatar-se ao Prémio do Cidadão Europeu com projetos que tenham realizado, ou nomear outro cidadão, grupo, associação ou organização para o Prémio do Cidadão Europeu.
Os deputados ao Parlamento Europeu têm o direito de apresentar nomeações - uma por deputado anualmente.
Tendo em conta as circunstâncias excecionais deste ano, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu e Chanceler do Prémio, Dita CHARANZOVÁ, decidiu prorrogar o prazo para a apresentação de candidaturas/nomeações até ao final de junho.
Além dos domínios acima referidos, os cidadãos e as organizações são também incentivados a nomear projetos relacionados com a luta contra o coronavírus.
Pode consultar mais informações aqui.
Data de Publicação: 01/06/2020