Melhorar a educação digital na Europa é a nova iniciativa da UE
Uma nova iniciativa da UE contribuirá para dotar os jovens das competências informáticas necessárias para serem bem-sucedidos no século XXI.
Até 2020, mais de 90% dos postos de trabalho na Europa exigirão competências no domínio da informática, reflectindo o papel cada vez mais importante que este tipo de tecnologia desempenha nas nossas vidas. Não obstante, muitas escolas e universidades não dispõem dos recursos nem da conectividade ou do equipamento necessários para acompanhar esta evolução.
Para colmatar esta lacuna e ajudar a assegurar a competitividade dos cidadãos europeus na era digital, a UE lançou a iniciativa Abrir ao Mundo os Sistemas de Educação, que visa aumentar os recursos disponíveis para estudantes, estabelecimentos de ensino e professores e melhorar as infra-estruturas informáticas e a conectividade nas escolas.
Esta nova iniciativa integra-se num vasto plano da UE destinado a aumentar as competências digitais na Europa. Apesar do crescente papel que a tecnologia digital desempenha na sociedade actual, apenas um número limitado de pessoas sabem como funcionam os telemóveis e os computadores portáteis. Aquando do lançamento da nova estratégia, a Comissária Europeia da Educação, Androulla Vassiliou, declarou: «Não basta saber utilizar uma aplicação ou um programa; precisamos de jovens que possam criar os seus próprios programas.» Esta iniciativa permitirá aos jovens adquirir as competências necessárias para obterem um futuro emprego e aumentará a criatividade e o empreendedorismo das pessoas no mercado de trabalho europeu.