Skip to main content

Comissão Europeia em Portugal associa-se ao «SPEAK For Ukraine» para apoiar integração de refugiados

Esta plataforma permite juntar voluntários a organizações, assim como a refugiados que, após a chegada aos países de acolhimento, necessitam de apoio para ultrapassar a barreira linguística e criar uma rede informal de apoio.

SPEAK For Ukraine foi lançado a 12 de março, 16 dias depois do começo da guerra na Ucrânia, para dar resposta à necessidade de integração de milhões de pessoas que foram forçadas a abandonar este país.

Esta plataforma permite juntar voluntários a organizações, assim como a refugiados que, após a chegada aos países de acolhimento, necessitam de apoio para ultrapassar a barreira linguística e criar uma rede informal de apoio. Nestes primeiros dias, já foram registadas centenas de inscrições de mais de 60 cidades na Europa e no mundo.

Lançada em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Associação Be Human, com o apoio da Fundação Ageas, a plataforma vai permitir que:

  • Refugiados da Ucrânia tenham acesso rápido e gratuito a grupos de aprendizagem de línguas, onde podem aprender a língua local do país de acolhimento, e a grupos de apoio emocional para as apoiar, e às suas famílias, na integração nas comunidades.
  • Voluntários possam ajudar refugiados da Ucrânia ao liderar grupos de aprendizagem de línguas, ensinando a língua local, e ao apoiar as organizações com tradução e/ou interpretação de ucraniano ou russo para as mais diversas línguas.
  • Organizações e sociedade civil possam referenciar refugiados, assim como requerer acesso a uma rede de tradutores e/ou intérpretes e aceder a grupos de apoio emocional.

Além da barreira linguística, o SPEAK For Ukraine vem também dar resposta à necessidade de comunicação inicial, com a ativação de uma rede internacional de tradutores e intérpretes, e de apoio psicológico a quem fugiu da guerra na Ucrânia. Através de uma colaboração com a Associação Be Human, pessoas refugiadas podem aceder a grupos de apoio emocional, gratuitos e de qualidade, para as ajudar a ultrapassar eventuais traumas.