Skip to main content

Summer CEmp 2024 em Miranda do Douro: estão abertas as candidaturas

A candidatura é feita através do preenchimento do formulário que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento, até às 23h59 (hora de Lisboa) de 30 de abril de 2024.

A sétima edição do Summer CEmp, a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, terá lugar em Miranda do Douro, no distrito de Bragança, entre os dias 28 e 31 de agosto de 2024, com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Douro e a colaboração do centro Europe Direct Bragança.

O Summer CEmp tem um caráter itinerante e coloca no centro do debate sobre o futuro da União Europeia a história, as oportunidades e os desafios concretos das comunidades anfitriãs nas várias regiões do país. Com um programa imersivo, intenso e dinâmico, um grupo diverso de estudantes do ensino superior terá a oportunidade de interagir com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local). Em conjunto, vão refletir de forma prática sobre as prioridades e políticas europeias com uma ligação direta à região anfitriã e ao seu rico património arquitetónico e cultural. Em 2024, o Summer CEmp encontrará em Miranda do Douro a segunda língua oficial de Portugal para também em mirandês ser discutido o futuro da Ounion Ouropeia.

Num ano marcado pelas eleições europeias e pela celebração dos 50 anos de democracia em Portugal, esta edição vai sublinhar a relevância da participação democrática e o impacto concreto da União Europeia na vida dos portugueses. No Summer CEmp reforça-se a ligação entre os cidadãos e as instituições europeias e serão debatidos os desafios do presente e do futuro, com base na análise das conquistas dos últimos anos, nomeadamente a resposta europeia aos desafios criados pela pandemia e solidariedade face ao  regresso da guerra ao continente europeu.

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da vontade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno da construção europeia. As edições anteriores do Summer CEmp tiveram lugar em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021), Ribeira Grande, Açores (2022) e Ponte da Barca (2023).

Sabe mais sobre a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal aqui.