Skip to main content

ENN

A Enterprise Europe Network é a maior rede do mundo de apoio às PME e startups com ambições internacionais. Criada pela Comissão Europeia, a Network conta atualmente com mais de 600 entidades parceiras em mais de 60 países, reunindo cerca de três mil especialistas locais.

Em Portugal, a Enterprise Europe Network é formada por um conjunto de entidades públicas e privadas que integram um consórcio, a EEN-PORTUGAL, liderado pelo IAPMEI.

O principal objetivo da EEN-PORTUGAL é ajudar as empresas portuguesas, particularmente as pequenas e médias empresas e startups, a tornarem-se mais inovadoras e competitivas em mercados internacionais, disponibilizando-lhes informação estratégica e serviços de apoio.

Na região Alentejo pode encontrar a EEN no espaço do IAPMEI em Évora.

Consulte aqui

Rede EURES

Lançada em 1994, a EURES é uma rede de cooperação europeia de serviços de emprego concebida para facilitar a livre circulação de trabalhadores. A rede sempre trabalhou arduamente para garantir que os cidadãos europeus possam beneficiar das mesmas oportunidades, não obstante as barreiras linguísticas, as diferenças culturais, os desafios burocráticos, a diversidade das leis laborais e a falta de reconhecimento dos certificados de ensino em toda a Europa.

Consulte aqui

EURODESK

Eurodesk é uma rede europeia de informação juvenil criada em 1990. Como organização de apoio ao programa Erasmus+,  a rede Eurodesk torna a informação sobre mobilidade na aprendizagem abrangente e acessível aos jovens e àqueles que com eles trabalham.

Com uma rede de 38 Centros Eurodesk ligados a entidades locais em 36 países europeus, a rede Eurodesk sensibiliza para as oportunidades europeias e encoraja os jovens a tornarem-se cidadãos ativos. A rede Eurodesk federa mais de 1500 chamados "multiplicadores e embaixadores" que são organizações regionais ou locais que trabalham com jovens, fornecendo informação aos jovens e aconselhando-os sobre oportunidades de mobilidade.

No Alentejo Central e Litoral pode encontrar a EURODESK em Odemira junto da Câmara Municipal.

Consulte aqui

Centro de Documentação Europeia da Universisdade de Évora

O Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade de Évora, (UE), é um serviço descentralizado da Direção Geral de Informação, Comunicação e Cultura das Comunidades Europeias (atual Direção-Geral para a Comunicação), que resultou de uma proposta apresentada pela Universidade de Évora à Comissão Europeia.

É um serviço especializado em documentação e informação europeia, que faz parte de uma rede mais vasta de organismos desta natureza junto de Universidades e outras instituições de Ensino Superior e distribuídos pelos estados-membros e países terceiros, para melhorar o acesso dos cidadãos à informação europeia.

Tem como principais objetivos:

  • Ajudar a universidade e os centros de investigação a promover o ensino e a investigação sobre a integração europeia, incentivando-os a participar no debate sobre a Europa;
  • Ajudar os cidadãos a informarem-se mais aprofundadamente sobre as políticas

Consulte aqui