Skip to main content

Missão

Europe Direct Alentejo Central e Litoral

Objectivos

Constituem-se como objetivos do Europe Direct Alentejo Central e Litoral

Connheça a nossa Coordenação

Alexandra Correia

Coordenadora

Entidade de acolhimento

ADRAL

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A. foi legalmente constituída a 18 de junho de 1998. Uma das suas características distintivas da Agência prende-se efetivamente com a articulação de projetos e de entidades, razão pela qual tem vindo a apostar na constituição de parcerias destinadas a promover projetos comuns em prol do desenvolvimento regional.

A ADRAL visa a promoção, no quadro das políticas e estratégias aprovadas a nível nacional, do desenvolvimento económico, social e cultural da região do Alentejo, pela prossecução dos seguintes objetivos: reforçar o posicionamento internacional da região Alentejo, contribuir para a valorização e desenvolvimento regional; promover inovação e qualificação, alcançar níveis elevados de coesão social, promovendo o emprego e criando perspetivas de futuro para a juventude, estimula a iniciativa, no sentido da criação de formas inovadoras de mobilização social e cooperação institucional para o desenvolvimento.

Consulte aqui

Rede Nacional de Centros Europe Direct

Os Centros EUROPE DIRECT ajudam a aproximar a Europa das pessoas no terreno e facilitam a participação nos debates sobre o futuro da UE. Estes centros respondem a perguntas sobre as políticas, os programas e as prioridades da UE. O pessoal dos centros também colabora com os cidadãos e as partes interessadas de forma contínua e proativa, a fim de assegurar um maior sentido de apropriação do projeto europeu.

Representação da Comissão Europeia em Portugal

A Representação da Comissão Europeia em Portugal está incumbida de:

  • Prestar apoio à Presidente e a toda a Comissão na sua interação com Portugal;
  • Promover o diálogo político permanente com as autoridades nacionais, regionais e locais, os parlamentos, os parceiros sociais, outras partes interessadas, o meio académico e a sociedade civil. A Representação prepara e presta apoio às visitas de membros do Colégio e de altos funcionários da Comissão e, se for caso disso, do Serviço Europeu para a Ação Externa;
  • Agir como voz da Comissão em Portugal e comunicar informação sobre a UE aos meios de comunicação social e nas redes sociais, mantendo contactos diretos com a comunicação social nacional, regional e local e disponibilizando-lhes serviços de imprensa e de comunicação social;
  • Contactar com os cidadãos, o meio académico, a sociedade civil, os parceiros sociais e outras partes interessadas e organizar atividades de comunicação, diálogo e outras atividades de sensibilização para as prioridades e políticas da UE, nomeadamente no contexto da Conferência sobre o Futuro da Europa;
  • Disponibilizar à Presidente e à Comissão conhecimentos, análises e conselhos sobre a evolução política, económica e social em Portugal, com vista a informar a elaboração das políticas da UE e a sua comunicação política.

O trabalho das Representações é complementado pelos centros Europe Direct, que prestam informações e comunicam com os cidadãos a nível regional e local em toda a UE.

Consulte aqui