Piquenique "Do Prado ao Prato" em Évora

 
 
Na próxima segunda-feira, 20 de setembro, o Europe Direct Alentejo Central e Litoral, apresenta a estratégia “Do Prado ao Prato” criada pela Comissão Europeia no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, através de um piquenique no jardim público da cidade de Évora.
 
A iniciativa contará com a presença do Fórum para a Economia Circular do Alentejo, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, do projeto Territorial MeD - Salvaguarda da Dieta Mediterrânica através da sua diferenciação territorial, e Associação Círculo Primaveril, com uma nova iniciativa para a promoção de economia circular junto dos restaurantes.
 
Todos os interessados que pretendam participar poderão inscrever-se aqui.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
 
 
 
Data da publicação: 14/09/2021

Workshop A Europa na Escola – Formação para Professores

 
O EUROPE DIRECT Alentejo Central e Litoral promoveu ontem um Workshop para a divulgação dos toolkits e do projeto A Europa na Escola – Formação para Professores, onde contou com a participação de 25 docentes de 10 Agrupamentos de Escolas do Alentejo Central e Litoral.
 
O workshop teve como objetivo dar a conhecer o projeto e recursos e materiais atrativos sobre a União Europeia ajustados aos requisitos do sistema de ensino português, que estão disponíveis aos docentes para apoiar a dinamização das aulas nas matérias ligadas à União Europeia, a sua História, o seu funcionamento, os papéis e competências respetivos da União e dos Estados-Membros, ajudar a melhor compreender os valores e os direitos fundamentais na UE.
 
Os instrumentos disponibilizados permitem promover o conhecimento e o interesse sobre a União Europeia junto da comunidade escolar e de formar cidadãos que valorizem o exercício de uma cidadania europeia democrática e participativa. O Workshop é um instrumento criado no âmbito no âmbito do projeto A Europa na Escola – Formação para professores, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Agência Nacional Erasmus+. Estes recursos permitem apoiar os docentes nas temáticas sobre a União Europeia e como funciona.
 
 
 
Data da publicação: 14/09/2021

Apresentação EUROPE DIRECT ALENTEJO CENTRAL E LITORAL

 
 
Esta sexta-feira, dia 28 de maio, o EUROPE DIRECT ALENTEJO CENTRAL E LITORAL promove uma sessão de apresentação da nova geração 2021/2025 da rede Europe Direct.
 
O evento presencial, mas restrito aos convidados, contará com a presença de José Calixto, Presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, e António Ceia da Silva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
 
O encerramento do evento será feito através da partilha de algumas palavras pela Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e pela Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, através de um vídeo previamente gravado.
 
O EUROPE DIRECT ALENTEJO CENTRAL E LITORAL é acolhido pela ADRAL desde 2013, e tem por missão reforçar a ligação entre a Europa e o Alentejo Central e Litoral.
 
 
 
Data de publicação: 26/05/2021

Ebook "Plano de Recuperação e Resiliência no Alentejo"

 

O Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral desenvolveu um ebook sobre o Plano de Recuperação e Resiliência para a Europa na Região Alentejo. 

O objetivo é transmitir informação sobre a aplicação nacional e regional, no Alentejo Central e Litoral,  do Plano de Recuperação e Resiliência para a Europa, através da explicação dos investimentos a realizar pelos investimentos, que irão possibilitar recuperar a economia portuguesa, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.

Poderá consultar o ebook no ficheiro em anexo.

 
 
Data da publicação: 29/04/2021

 

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Ebook_VF.pdf)Ebook "Plano de Recuperação e Resiliência no Alentejo[Ebook "Plano de Recuperação e Resiliência no Alentejo]1167 kB

A União Europeia & Eu – Resultados do Inquérito

O Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral é um organismo de informação europeia acolhido pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo desde 2013, que se constitui como intermediário entre os cidadãos e a União Europeia. A sua missão é permitir à população do Alentejo Central e Litoral travar um conhecimento mais aprofundado da União Europeia, dos seus objetivos, financiamentos e apoios prestados.

 
O inquérito “A União Europeia & Eu” foi concebido pelo Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral, dirigidoà população residente na região,com o objetivo de auscultar os cidadãos e as entidades sobre as medidas da União Europeia, mais especificamente a presença de Portugal na União Europeia e as seis grandes ambições/prioridades para a Europa: um Pacto Ecológico Europeu; uma economia ao serviço das pessoas; uma Europa preparada para a era digital; proteger o modo de vida europeu; uma Europa mais forte no mundo; e, um novo impulso para a democracia europeia.
 
O inquérito foi aplicado através da plataforma LimeSurvey, tendo sido enviado a 245 organizações/entidades da rede de parceiros da região, num total de 317 endereços eletrónicos, dos quais obtivemos respostas válidas de 89 indivíduos, o que corresponde a uma taxa de 28,1%.
 
Relativamente às ações que apresentamos para classificação de importância no âmbito das seis ambições, na questão de um pacto ecológico europeu destacou-se a ação “Implementar formas de transporte público e privado mais limpas, baratas e saudáveis”; na economia ao serviço das pessoas destacou-se a ação de “Avaliar o cumprimento das regras económicas da EU”; na questão de Uma Europa preparada para a era digital, destacou-se a “reforma da proteção de dados” e “melhor acesso a produtos online para consumidores e empresas;” na ambição de Uma Europa mais forte no mundo destacou-se a ação “Uma política comercial equilibrada e progressiva para aproveitar a globalização, com comércio aberto, sem sacrificar os padrões da Europa”.
 
A análise dos resultados do inquérito evidenciou que a maioria dos indivíduos gostariam de saber mais sobre a União Europeia e essa foi inclusive uma das sugestões identificadas pelos próprios – de ter maior conhecimento sobre a UE, sobre o Parlamento Europeu – da importância da informação estar mais acessível, e da realização de ações de sensibilização dos jovens para os assuntos europeus. As sugestões consideradas pelos indivíduos como fundamentais para que a União Europeia tenha sucesso no Futuro mais significativas são: a Solidariedade; a Igualdade, Direitos e Deveres Iguais; a Coesão entre os países. Para mais informação sobre os resultados apurados, pode consultar o relatório no documento em anexo.
 
Data da publicação: 28/04/2021

 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

Cofinanciado pela União Europeia

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.