Celebração do Dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, em parceria com a EPRAL – Escola Profissional da Região Alentejo, celebra o Dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis de forma digital!
 
A iniciativa, organizada pelo Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, com o apoio dos alunos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Cozinha-pastelaria da EPRAL, consiste na partilha de variadas receitas saudáveis dos vários países da União Europeia, durante o dia 8 de novembro nas redes sociais do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral.
 
Esta celebração, que assenta nos princípios da alimentação saudável, tem como missão promover a sustentabilidade alimentar, de forma a que a alimentação europeia continue a ser segura, nutritiva e de elevada qualidade. Assim, a iniciativa enquadra-se na grande ambição que é o Pacto Ecológico Europeu, que visa impulsionar a utilização eficiente dos recursos através da transição para uma economia limpa e circular, restaurar a biodiversidade e reduzir a poluição.
 
Acompanhe esta iniciativa e faça também parte da mudança para uma alimentação mais saudável e sustentável!
 
Facebook do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral: facebook.com/EuropeDirectAlentejoCentraleLitoral
Instagram do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral: instagram.com/cied.alentejo.central.litoral/
 
 
 
Data da publicação: 22/10/2020

Entrega de Prémios - 3ª Edição Correr pela Europa

 
 
 
No passado dia 7 de outubro teve lugar a cerimónia de entrega de prémios da 3.ª Edição da Correr pela Europa, em formato webinar. Este ano os atletas foram desafiados a percorrer o maior número de quilómetros possível entre 16 e 22 de setembro e proceder à submissão das atividades diárias numa plataforma virtual que permitia a todos seguir o desenrolar da prova “mais de perto”.
 
Após as boas-vindas procedeu-se a uma breve explanação sobre O Pacto Ecológico Europeu, a mobilidade e a qualidade de vida urbana na UE, temas que são o verdadeiro mote para este tipo de atividades. Em seguida, atribuíram-se os prémios à foto mais criativa, sendo a ganhadora a atleta Madalena Rodrigues, cuja foto enviada melhor retratou o tema da mobilidade urbana sustentável. Para a modalidade de corrida, os grandes vencedores foram os atletas Pedro Brás e Telma Mateus, da Legião 13 (de Vila Nova de Santo André), que percorreram um total de 250,507 km e 151,080, respetivamente. Nos segundos lugares do pódio ficaram os atletas José Fonseca (Runners do Demo), com 231,670 km e Marina Pedro (Os Kotas) com 143,800 km. Em terceiro ficaram os atletas Paulo Ferreira (Caracóis Runners), com 231,440 km e Margarida Pedro (dos Kotas) com 143,440 km. Estão todos de parabéns! Não só os ganhadores como todos os outros atletas que dedicaram uma semana inteira a dar o seu contributo efetivo para a disseminação de hábitos de vida saudáveis e formas de deslocação sustentáveis, junto das suas comunidades locais. 
 
Os primeiros lugares foram brindados com um fim-de-semana no Monte do Giestal em regime de pequeno-almoço e circuito de SPA incluído. Os segundos e terceiros lugares usufruem de apólices de seguro para Acidentes Pessoais de Atletismo com um capital de proteção de 50 e 25 mil euros, respetivamente.
 
Despedimo-nos até ao ano que vem, com um saldo muito positivo, desta que foi a edição mais concorrida de sempre, onde participaram atletas de todo o país e que contou com perto de mil inscritos, o que se traduz numa cada vez maior sensibilidade para a importância do contributo de cada um de nós, enquanto cidadãos, para atingir a meta de descarbonização até 2050.
 
 
Data da publicação: 14/10/2020
 
 

Consulta pública: Desenvolvimento rural – visão a longo prazo para as zonas rurais

 
 
 
A Comissão Europeia está a investir no desenvolvimento de uma visão a longo prazo para as zonas rurais através de uma consulta pública, que se encontra a decorrer até 30 de novembro de 2020.
 
Para concretizar esta visão, é necessário examinar como vivem os habitantes das zonas rurais na Europa e identificar os elementos-chave para a sua prosperidade. Esta consulta pública contribuirá para este processo, reunindo os pontos de vista e as perspetivas dos europeus, com o objetivo de tornar essas áreas atrativas também para os que atualmente vivem nas cidades, mas que procuram por uma qualidade de vida diferente ou desenvolver os seus negócios com a ajuda de transformações verdes e digitais.
 
Pode encontrar mais informação e participar através deste link: shorturl.at/kqP03
 
 
Data da Publicação: 02/10/2020

Volta de Apoio ao Emprego 2020

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral organiza em parceria com a rede Eures, a Volta de Apoio ao Emprego 2020, que decorrerá no dia 25 de setembro, em regime webinar. 
 
Este evento nasce de uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct, visando sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.
 
No próximo dia 25 de setembro iremos divulgar de oportunidades de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder àquela que é a principal preocupação dos cidadãos: o desemprego.
Serão apresentadas opções de programa de apoio à empregabilidade, direcionadas para empresas, empreendedores e startups.
 
Como inscrever a minha empresa no portal EURES? Como me posso candidatar ao ERASMUS para jovens empreendedores? Como me posso candidatar ao Startup Voucher? Iremos dar respostas a estas e outras questões no dia 25 de setembro, pelas 10h. 
 
O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição, aqui: http://www.2020.vae.pt/alentejocentral/
 

Junte-se ao debate sobre o Estado da União Europeia

 
 
Este ano a Representação da Comissão em Portugal convida-o/a a assistir à transmissão em direto do discurso anual da Presidente Ursula von der Leyen, no dia 16 de setembro, pelas 8h00. A presidente irá abordar os grandes desafios e prioridades da União para o próximo ano.
 
Tal como nos anos anteriores, o discurso da Presidente será seguido de um debate com analistas em assuntos europeus que irão partilhar connosco as primeiras impressões e reações ao discurso da Presidente. Este ano teremos connosco Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Bernardo Pires de Lima, Investigador Associado do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa; Henrique Burnay, Senior Partner EUpportunity e Ana Isabel Xavier, Professora Associada do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa.
 
 
Não perca a oportunidade de se informar sobre as prioridades da UE para o próximo ano e de colocar as suas questões em direto.
 
O evento é aberto ao público, mas necessita de se inscrever aqui para receber o link do evento.  Posteriormente poderá também deixar a sua opinião aqui.
 
 
Data de publicação: 14/09/2020

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

Cofinanciado pela União Europeia

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.