Apresentação EUROPE DIRECT ALENTEJO CENTRAL E LITORAL

 
 
Esta sexta-feira, dia 28 de maio, o EUROPE DIRECT ALENTEJO CENTRAL E LITORAL promove uma sessão de apresentação da nova geração 2021/2025 da rede Europe Direct.
 
O evento presencial, mas restrito aos convidados, contará com a presença de José Calixto, Presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, e António Ceia da Silva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
 
O encerramento do evento será feito através da partilha de algumas palavras pela Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e pela Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, através de um vídeo previamente gravado.
 
O EUROPE DIRECT ALENTEJO CENTRAL E LITORAL é acolhido pela ADRAL desde 2013, e tem por missão reforçar a ligação entre a Europa e o Alentejo Central e Litoral.
 
 
 
Data de publicação: 26/05/2021

Ebook "Plano de Recuperação e Resiliência no Alentejo"

 

O Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral desenvolveu um ebook sobre o Plano de Recuperação e Resiliência para a Europa na Região Alentejo. 

O objetivo é transmitir informação sobre a aplicação nacional e regional, no Alentejo Central e Litoral,  do Plano de Recuperação e Resiliência para a Europa, através da explicação dos investimentos a realizar pelos investimentos, que irão possibilitar recuperar a economia portuguesa, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.

Poderá consultar o ebook no ficheiro em anexo.

 
 
Data da publicação: 29/04/2021

 

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Ebook_VF.pdf)Ebook "Plano de Recuperação e Resiliência no Alentejo[Ebook "Plano de Recuperação e Resiliência no Alentejo]1167 kB

A União Europeia & Eu – Resultados do Inquérito

O Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral é um organismo de informação europeia acolhido pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo desde 2013, que se constitui como intermediário entre os cidadãos e a União Europeia. A sua missão é permitir à população do Alentejo Central e Litoral travar um conhecimento mais aprofundado da União Europeia, dos seus objetivos, financiamentos e apoios prestados.

 
O inquérito “A União Europeia & Eu” foi concebido pelo Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral, dirigidoà população residente na região,com o objetivo de auscultar os cidadãos e as entidades sobre as medidas da União Europeia, mais especificamente a presença de Portugal na União Europeia e as seis grandes ambições/prioridades para a Europa: um Pacto Ecológico Europeu; uma economia ao serviço das pessoas; uma Europa preparada para a era digital; proteger o modo de vida europeu; uma Europa mais forte no mundo; e, um novo impulso para a democracia europeia.
 
O inquérito foi aplicado através da plataforma LimeSurvey, tendo sido enviado a 245 organizações/entidades da rede de parceiros da região, num total de 317 endereços eletrónicos, dos quais obtivemos respostas válidas de 89 indivíduos, o que corresponde a uma taxa de 28,1%.
 
Relativamente às ações que apresentamos para classificação de importância no âmbito das seis ambições, na questão de um pacto ecológico europeu destacou-se a ação “Implementar formas de transporte público e privado mais limpas, baratas e saudáveis”; na economia ao serviço das pessoas destacou-se a ação de “Avaliar o cumprimento das regras económicas da EU”; na questão de Uma Europa preparada para a era digital, destacou-se a “reforma da proteção de dados” e “melhor acesso a produtos online para consumidores e empresas;” na ambição de Uma Europa mais forte no mundo destacou-se a ação “Uma política comercial equilibrada e progressiva para aproveitar a globalização, com comércio aberto, sem sacrificar os padrões da Europa”.
 
A análise dos resultados do inquérito evidenciou que a maioria dos indivíduos gostariam de saber mais sobre a União Europeia e essa foi inclusive uma das sugestões identificadas pelos próprios – de ter maior conhecimento sobre a UE, sobre o Parlamento Europeu – da importância da informação estar mais acessível, e da realização de ações de sensibilização dos jovens para os assuntos europeus. As sugestões consideradas pelos indivíduos como fundamentais para que a União Europeia tenha sucesso no Futuro mais significativas são: a Solidariedade; a Igualdade, Direitos e Deveres Iguais; a Coesão entre os países. Para mais informação sobre os resultados apurados, pode consultar o relatório no documento em anexo.
 
Data da publicação: 28/04/2021

 

Webinar: Alentejo Verde e Digital - Preparar o Futuro da Europa

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral organiza o webinar "Alentejo Verde e Digital – Preparar o Futuro da Europa", a decorrer no próximo dia 21 de abril, pelas 15h.
Esta iniciativa vai contar com a participação da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, DECSIS, e Representante da Região Alentejo em Bruxelas, para partilhar os projetos e as iniciativas que estão a transformar o Alentejo, preparando-o para atingir as metas propostas pela Comissão Europeia, no que respeita às prioridades Pacto Ecológico Europeu e Uma Europa Preparada para a Era Digital.
 
Para assistir inscreva-se em www.futuroverdeedigital.eventbrite.pt.  O link de acesso será enviado na véspera do evento.
 
 
 
 
Data da públicação: 12/04/2021 

Warming Up - Que futuro para a Europa? #EUDigital

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, com o apoio da Câmara Municipal de Sines e da Associação + para a juventude Sineense, realiza no próximo dia 28 de março, a partir das 17h00, o evento online  Warming Up – Que futuro para a Europa? destinado à comunidade jovem e cujo tema desta sessão é: “A Era Digital na União Europeia.”. 
 
Este segundo evento pretende dar voz aos jovens, escutar a sua visão sobre temas relacionados com a União Europeia e compreender as suas expetativas em relação à Europa. “Era Digital na União Europeia” é o tema central escolhido para o dia 28 de março, entre outros, os participantes serão convidados a discutir: 
 
  • Como está a tecnologia a transformar o nosso dia a dia? Estamos preparados?
  • O investimento nas competências digitais;
  • Uma Economia justa e digital. 
 
As inscrições para a participação podem ser feitas até dia 27 de março em https://warmingupsines.eventbrite.pt
 
 

Data de publicação: 19/03/2021 

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

Cofinanciado pela União Europeia

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.