REUNIÃO 2021PORTUGAL.EU

Presidente von der Leyen e oito membros do Colégio de Comissários, hoje em Lisboa, para reunião com Presidência Portuguesa do Conselho da UE

 

O programa decorrerá no Centro Cultural de Belém (CCB) e inclui, às 14h00, uma conferência de imprensa conjunta do primeiro-ministro, António Costa, e da presidente da Comissão, Ursula von der Leyen (que poderá ser acompanhada via EBS ou através das contas de Facebook e Twitter da Representação da Comissão em Portugal).

Devido às limitações impostas pela pandemia, na reunião estará presente apenas um grupo limitado de membros do Colégio que, além da presidente von der Leyen, inclui os vice-presidentes executivos Frans Timmermans (Pacto Ecológico Europeu), Margrethe Vestager (Uma Europa Preparada para a Era Digital) e Valdis Dombrovskis (Uma Economia ao Serviço das Pessoas), o alto representante e vice-presidente Josep Borrell Fontelles (Uma Europa mais Forte no Mundo), os vice-presidentes Maroš Šefčovič (Relações Institucionais e Prospetiva) e Margaritis Schinas (Promoção do Modo de Vida Europeu) e os comissários Nicolas Schmit (Emprego e Direitos Sociais) e Elisa Ferreira (Coesão e Reformas).

i

imagem: © Pedro Sá da Bandeira  - Centro Cultural de Belém gets ready to receive the Portuguese Presidency of EU Council.

 

Toda a informação relativa à agenda oficial da Presidência Portuguesa do Conselho da UE é disponibilizada no sítio Web da PPUE, em https://www.2021portugal.eu/pt/eventos/.

Os jornalistas que pretendam colocar questões durante a conferência de imprensa devem enviar essa indicação para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até às 11h00 (hora de Lisboa) do dia 15 de janeiro. Dado o tempo disponível, serão sorteados, de entre os que tenham manifestado interesse, os meios que poderão colocar perguntas.

 

Instrumento SURE disponibiliza 3 mil milhões de euros a Portugal

 
 
A Comissão Europeia disponibilizou 8,5 mil milhões de euros no âmbito da terceira parcela do apoio financeiro aos Estados-Membros ao abrigo do Instrumento SURE, dos quais 3 mil milhões são destinados a Portugal.
O valor atribuído a Portugal é uma primeira parte de um total que alcançará os 5,9 mil milhões.
Este apoio, sob a forma de concessão de empréstimos em condições favoráveis, ajudará os Estados-Membros a fazer face ao aumento súbito das suas despesas públicas destinadas a preservar o emprego.
Mais concretamente, ajudará a cobrir os custos diretamente relacionados com o financiamento dos regimes nacionais de redução do tempo de trabalho, bem como de outras medidas semelhantes que tenham adotado em resposta à pandemia de COVID-19, em especial para os trabalhadores por conta própria.
Está disponível em linha uma visão geral dos montantes entregues até à data e dos diferentes prazos de vencimento das obrigações.
Os desembolsos já realizados acompanham a terceira emissão de obrigações de investimento social ao abrigo do instrumento SURE da UE.
A procura excedeu mais de treze vezes a oferta, o que se traduziu em condições de preço favoráveis, permitindo aos Estados-Membros receber mais em empréstimos do que o que terão de reembolsar.
O Instrumento SURE pode conceder até 100 000 milhões de euros de apoio financeiro a todos os Estados-Membros.
A Comissão propôs, até à data, disponibilizar 90 300 milhões de euros em apoio financeiro a 18 Estados-Membros. Os desembolsos seguintes serão efetuados ao longo dos próximos meses, à medida que forem emitidas as respetivas obrigações.
 
Data da publicação: 04/12/2020

DG REGIO DAYS - ALENTEJO CENTRAL E LITORAL

 

O Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral promove os DG REGIO DAYS, 3 dias de webinares dedicados a divulgar as Políticas de Coesão no território do Alentejo Central e Litoral.
Nos próximos dias 15, 16 e 17 de dezembro, este ciclo de webinars pretende ser um espaço de informação e de debate entre os intervenientes e a comunidade. Durante os 3 dias serão partilhados projetos apoiados por fundos de coesão nas áreas da economia circular, economia azul e economia digital.

O objetivo da iniciativa é partilhar com entidades, jornalistas e a população do Alentejo Central e Litoral projetos inovadores relacionados com estas temáticas financiados por fundos de coesão, de forma a mostrar a aplicação do fundos, a sua importância e como contribuem para o desenvolvimento regional.

Para poder assistir, pode-se inscrever nos respetivos links:
- 15 de dezembro |  Alentejo Circular Economy Safari - https://alentejo-circular-economy-safari.eventbrite.pt
- 16 de dezembro | Alentejo Blue Growth Safari - https://alentejo-blue-growth-safari.eventbrite.pt
- 17 de dezembro | Digital Agenda for Europe in the Alentejo Region - https://digital-agenda-alentejo.eventbrite.pt
 
 

Os eventos são cofinanciados pela DG REGIO e União Europeia.
Mais informações brevemente.

 

Data da Publicação: 27/11/2020

Encontro de Empresários e Empreendedores 2020

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral volta a organizar o Encontro de Empresários e Empreendedores, este ano 100% digital!
 
Durante 1 dia, entre as 10h da manha e as 17h da tarde, o CIED Alentejo Central e Litoral irá dinamizar talk’s , onde serão tratados temas relevantes para a vida de PMEs, e qual o papel da União Europeia em cada um dos respetivos temas.
 
Cada talk será constituído por um grupo limitado de 15 pessoas de forma a discutir o tema e proporcionar momentos de networking entre os participantes.
Este encontro tem como missão promover o networking entre o grupo de empreendedores/empresas do Alentejo Central e Litoral, possibilitar-lhes tempo e espaço para que possam expor as atividades, assim como transmitir informação relevante sobre como está a União Europeia a apoiar a economia e o investimento no empreendedorismo e inovação.
 
Programa:
10:00 - Uma Europa Preparada para a Era Digital
11:00 - Eco-inovação na União Europeia
12:00 - RGPD - Proteção de Dados na União Europeia
15:00 - Sessão Dialogue Cafe: Global Entrepreneurship Week 2020: Micro and Small Businesses led by women*
*Esta sessão é realizada em parceria com a rede Dialogue Café.
 
 
 
Data da publicação: 18/11/2020

Celebração do Dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis

 
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, em parceria com a EPRAL – Escola Profissional da Região Alentejo, celebra o Dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis de forma digital!
 
A iniciativa, organizada pelo Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, com o apoio dos alunos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Cozinha-pastelaria da EPRAL, consiste na partilha de variadas receitas saudáveis dos vários países da União Europeia, durante o dia 8 de novembro nas redes sociais do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral.
 
Esta celebração, que assenta nos princípios da alimentação saudável, tem como missão promover a sustentabilidade alimentar, de forma a que a alimentação europeia continue a ser segura, nutritiva e de elevada qualidade. Assim, a iniciativa enquadra-se na grande ambição que é o Pacto Ecológico Europeu, que visa impulsionar a utilização eficiente dos recursos através da transição para uma economia limpa e circular, restaurar a biodiversidade e reduzir a poluição.
 
Acompanhe esta iniciativa e faça também parte da mudança para uma alimentação mais saudável e sustentável!
 
Facebook do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral: facebook.com/EuropeDirectAlentejoCentraleLitoral
Instagram do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral: instagram.com/cied.alentejo.central.litoral/
 
 
 
Data da publicação: 22/10/2020

Ligue-se a nós

 Facebook

 Twitter

 Youtube

  Instagram 

 

Financiado por

Cofinanciado pela União Europeia

Contactos

Alentejo Central: Rua Circular Norte do PITE 35, 7005-841 Évora

Alentejo Litoral: Avenida de Santiago, 1º Andar do Gabinete Municipal,

7500-170 Vila Nova de Santo André

Tel (+351) 266 769 159
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.