Skip to main content

Europa Criativa: Sete novas oportunidades para os Media

A Representação em Portugal do Europa Criativa está a partilhar oportunidades disponíveis para os Media Noticiosos - As sete convocatórias publicadas têm prazos de submissão em Setembro e Outubro.

No âmbito da "The News Initiative" - estratégia abrangente da Comissão Europeia dedicada aos Média Noticiosos - foram publicadas várias convocatórias, com prazos de submissão em Setembro e Outubro. 
Neste momento, estão abertas 7 calls, sendo que 2 inserem-se no Europa Criativa e 5 são projectos-piloto e acções preparatórias.

A 7 de Julho, a Comissão Europeia organizou uma sessão informativa para fornecer orientações aos potenciais candidatos sobre os convites à apresentação de propostas recentemente publicados, para além de dar uma perspectiva geral sobre a calendarização. A gravação pode ser vista aqui e as apresentações estão disponíveis aqui e aqui, sendo que é muito recomendável a sua visualização e leitura para ter uma perspectiva da diversidade e abrangência das oportunidades e o tipo de projectos que se pretende co-financiar.

Pode ainda consultar o resumo das Calls publicadas ao abrigo do Europa Criativa aqui.

Enquadramento
Tendo em conta que a pandemia afetou gravemente o setor dos meios de informação, e face aos desafios crescentes que coloca a desinformação e a alteração nas fontes de receita, a Comissão Europeia lançou a "The News Initiative" em Dezembro de 2020, no âmbito de um plano mais vasto que visa contribuir para a recuperação dos setores do audiovisual e dos meios de comunicação social. A "The News Initiative" reúne vários instrumentos de financiamento numa designação comum. Veja aqui a brochura com o ponto de situação bem como a calendarização prevista para os convites à apresentação de propostas.