Skip to main content

Évora acolheu o «Encontro entre a ciência e as regiões» sobre a indústria agroalimentar

Europe Direct Alentejo Central e Litoral esteve presente no «Encontro entre a ciência e as regiões» que decorreu nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Évora.

A criação de uma «Rede Agroalimentar Inteligente para as Regiões Semiáridas» foi o principal objetivo de uma série de eventos participativos que tiveram lugar no Alentejo, no âmbito da iniciativa do JRC «Encontro entre a ciência e as regiões».

Os temas específicos debatidos foram o digital, a agricultura, a pecuária digital, a agroindústria 4.0 e a cadeia agroalimentar integrada. A região espanhola da Estremadura participou na qualidade de parceiro do projeto.

No âmbito dos eventos, foi analisada a situação socioeconómica atual e começaram a ser concebidos novos cenários para a era pós-COVID-19. O objetivo era proporcionar uma visão e uma reflexão adequadas para ajudar as empresas e os agentes das diferentes cadeias de valor da indústria agroalimentar a garantir e a reforçar a sua competitividade e resiliência através da promoção de ações inovadoras. O cerne da questão reside no modo como os centros tecnológicos, privados e públicos, efetivamente facilitam a inovação e a incorporação de novas tecnologias e conhecimentos nos setores agrícola, florestal e agroalimentar, das quais pode resultar num aumento da produtividade e da eficiência das operações agrícolas e silvícolas e das PME ligadas à agroalimentação.

A iniciativa «Encontro entre a Ciência e as Regiões», aprovada pelo Parlamento Europeu e executada pelo JRC em estreita concertação com o Comité das Regiões, visa obter dados concretos sobre as políticas a nível local e regional. Os eventos participativos reuniram decisores políticos e cientistas a nível regional e local, de modo a promover uma cultura de elaboração de políticas com base em dados concretos e encontrar soluções para os atuais desafios, em consonância com as prioridades políticas da Comissão Europeia.

Saiba mais sobre esta temática aqui.