Skip to main content

Premiados "Que Europa? O que temos, o que queremos, e o que falta fazer"

Premiados da instalação artística "Que Europa? O que temos, o que queremos, e o que falta fazer" já são conhecidos.

"Que Europa? O que temos, o que queremos, e o que falta fazer" foi o tema da exposição coletiva de estudantes do Curso de Licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia, do Curso de Mestrado de Práticas Artísticas em Artes Visuais, do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora (DAVD/EA/UÉ), do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Gabriel Pereira e do grupo Digitálias, no Universidade de Évora no passado dia 9 de maio, Dia da Europa.

A iniciativa, organizada pelo Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora, Europe Direct Alentejo Central e Litoral e Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes, distingue os três trabalhos que mais se destacaram durante o período em exibição.

Os premiados são:

  • 1º Lugar - Because you won’t see why, de Isabel Guedes (nome artístico: Bel Morada)
  • 2º Lugar - Drawing studies for the logo image ‘Year of sustainable development and peace, ECS’, de Sofia Liu
  • 3º Lugar - Free Expression Theme II, de Guilherme Lopes (nome artístico: Guilherme Clichê)

 

Os três premiados serão contactados individualmente pela organização para tratamento das questões logísticas associadas ao prémio, que consiste em uma viagem às Instituições Europeias, em Bruxelas (Bélgica), a realizar em novembro de 2023.

Esta instalação performativa "Artigo 26ª - Declaração Universal dos Direitos Humanos" em homenagem aos jovens ucrianianos foi realizada por estudantes da Escola Secundária Gabriel Pereira e DAVD/EA/UÉ e procurou contribuir com reflexões, peças e instalações artísticas dos estudantes, docentes e comunidade sobre como construirmos uma Europa multicultural, mais igual, inclusiva e sustentável, no âmbito do Ano Europeu de 2023 - Ano Europeu das Competências.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui: DAVD_EA_UE_Show_2023 (google.com)