Skip to main content

Jornadas da Juventude AAA em Vila Viçosa

As Jornadas de juventude AAA, a decorrer nos dias 27 e 28 de outubro, pretendem promover um encontro com jovens das regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia, para debaterem, juntamente com empresários e eleitos locais, os compromissos europeus: Proteger o modo de vida Europeu e Dar um novo impulso para a Democracia Europeia.

O Conselho Andaluz do Movimento Europeu, a rede Europe Direct e na edição de 2023, o município de Vila Viçosa,  acolhem a segunda edição das Jornadas de juventude AAA, com a participação de eleitos locais e empresários sob o tema “Eleições Europeias : participação, valores e democracia” – o objetivo é promover o debate centrado essencialmente em dois dos compromissos europeus, proteger o modo de vida Europeu e dar um novo impulso para a Democracia Europeia, no contexto transfronteiriço.

Tendo em conta as eleições europeias que vão realizar-se em 2024, é importante estimular o debate sobre a democracia e os valores europeus e desta forma promover a cidadania ativa junto dos jovens. O envolvimento da Euroregião AAA (Algarve, Alentejo, Andaluzia), pretende reforçar a participação da sociedade civil na promoção de uma Europa coesa e democrática.

As Jornadas de juventude AAA pretendem promover, anualmente, um encontro de fim de semana (final de sexta-feira e dia de sábado) , alternando entre o território português e espanhol, de  40 jovens, do Alentejo, Algarve, Andaluzia, com uma distribuição igualitária entre as três regiões. A 27 e 28 de outubro de 2023, em Vila Viçosa no Alentejo, estes jovens terão a oportunidade de partilhar as suas ideias sobre a importância de uma cidadania ativa para preservar a Democracia na Europa e no mundo.

A seleção dos jovens é da responsabilidade dos Europe Direct Algarve, Alentejo Central e Litoral , em Portugal e Europe Direct Huelva, na Andaluzia, que são a Europa próxima dos cidadãos.

O ponto de partida do programa será a introdução aos dois compromissos da Comissão Europeia atrás citados, seguindo-se as discussões em pequenos grupos, onde os eleitos locais e empresários da EuroAAA, preferencialmente participantes em projetos de cooperação transfronteiriça, (por exemplo cofinanciados no âmbito do POCTEP), partilharão, com os jovens,  experiências e expectativas para o futuro .  

As conclusões de cada grupo serão partilhadas com todos os participantes mas serão também divulgadas publicamente e transmitidas às respetivas Representações Permanentes da União Europeia, em Espanha e Portugal.

Promovemos, assim,  o debate entre os jovens e o debate intergeracional, e aproximamos as instituições europeias, tudo isto num contexto transfronteiriço, que lhe acrescenta valor e profundidade.